Logo WA

Por que investir em SEO? Conheça as Principais razões para investir em otimização de sites

Pesquisar
Close this search box.
Por que investir em SEO?
Compartilhe:
Neste artigo você vai encontrar:

Investir em SEO é um dúvida muito comum para quem tem um site. Veja uma lista de perguntas que já recebi durante todos esses anos como especialista de SEO, aposto que você já tenha tido um delas, veja:

  • Você sabe o que é SEO, otimização de sites?
  • Por que vale a pena investir em SEO (otimização de sites)?
  • Por que vale a pena investir em SEO?
  • Como a estratégia de SEO e otimização de sites pode aumentar suas vendas e fortalecer digitalmente sua marca?
  • Quais são os principais motivos pelos quais vale a pena investir em SEO otimização de sites?
  • Como funciona a consultoria de SEO e como ela pode ser útil para o seu negócio?
  • Quais as vantagens e benefícios que um investimento em SEO e otimização de sites pode trazer para sua empresa?
  • Quer implementar uma estratégia de SEO eficaz para o seu site?

Reunimos os principais motivos pelos quais você deve investir em SEO e otimizar seu site. Tenho certeza que ao final deste artigo, você vai ter as respostas para todas as perguntas acima.

Você já parou para pensar em um hábito muito comum e quase automático que todos nós temos hoje? É pesquisar na internet.

Independentemente do que buscarmos, se conteúdos ou informações, buscamos as soluções para o dia-a-dia na Internet. Mas especificamente nos sites de busca como o Google.

Agora, já pensou em apresentar seus produtos e/ou serviços para usuários que buscam o que você tem a oferecer? Melhor ainda, de graça? Graças a técnicas eficazes de SEO, tudo isso é possível exibindo organicamente seu site nos resultados de pesquisa. 

Para ilustrar e medir a relevância e importância do uso de técnicas de SEO para o seu site, de acordo com as estatísticas do Internet Live Stats, a Alphabet (dona do Google) recebe aproximadamente 3,5 bilhões de buscas em seu mecanismo de busca todos os dias. Esses números apenas confirmam que estar entre os primeiros resultados de pesquisa gratuitamente pode impactar positivamente o seu negócio e tornar sua marca mais competitiva em seu segmento. 

Quer saber mais sobre por que vale a pena investir em SEO e otimização de sites? Por que vale a pena investir em SEO? As principais razões pelas quais você deve investir em SEO?

Abaixo estão os tópicos que abordaremos sobre os benefícios de investir em SEO

O que é SEO?

SEO é a sigla da palavra inglesa Search Engine Optimization, que traduzida para o português significa Otimização para Mecanismos de Busca. Seu principal objetivo é garantir que o site da sua empresa apareça nos principais resultados de busca de forma orgânica, ou seja, sem o uso de mídia paga. Para alcançar tal marca, o SEO conta com técnicas e estratégias para garantir que seu site seja encontrado pelos buscadores e que eles sejam ranqueados de acordo. A aplicação de técnicas e estratégias de SEO em seu site visa aumentar as chances dos usuários que procuram produtos e/ou serviços oferecidos por sua empresa clicarem para acessar seu site, aumentar as vendas e atingir seus objetivos.  Além disso, usar o SEO para otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa oferece ao seu negócio uma vantagem competitiva sobre a concorrência, gerando melhores vendas e conversões. 

Por que vale a pena investir em SEO e otimização de sites? 

Se você tivesse que definir o principal ativo digital da sua empresa? Sem dúvida, sua resposta deveria o seu site. Não poderia ser de outra forma, pois o site da empresa é uma mostra da sua empresa, onde os clientes já associados à sua marca, como os potenciais novos clientes poderão conhecer os seus produtos e/ou serviços de forma convincente e atrativa. 

Hoje as redes sociais são uma grande aliada no contato com novos clientes e também um canal de comunicação corporativa, devendo ser utilizadas em uma estratégia de marketing digital para atingir as metas de vendas. No entanto, eles são apenas seus aliados porque não são controlados diretamente por você, mas por terceiros. Por outro lado, seu site permite total controle e personalização, tornando-o seu principal ativo digital.

A partir daí, é preciso investir em algo que você tem controle, que é seu nesse mundo de meu Deus. Dessa forma, investir em SEO no seu site significa garantir que você obtenha, de forma gradativa e assertiva, resultados importantes e valiosos para o seu negócio ao longo prazo. 

Razões para investir em SEO

Se você ainda não está convencido da importância de investir em SEO e otimizar seu site, listamos abaixo alguns dos principais motivos pelos quais você deve utilizar estratégias e técnicas de SEO.

Aparecer na 1ª página do Google:

Garantir o seu espaço e mostrar os seus produtos e/ou serviços a potenciais clientes quando estes procuram o que tem para oferecer pode não significar uma discrepância entre a qualidade do produto e a do seu concorrente, mas sim que as suas estratégias de SEO são eficaz, tornando seu site visível para os mecanismos de pesquisa. Esse local privilegiado garante cliques de potenciais usuários para o seu negócio, ou seja, com alta probabilidade de transação, conforme indica sua pesquisa. Aliás, com essa ajudinha do buscador, sua marca ganha espaço na mente do consumidor, fortalecendo sua marca para futuros negócios. 

Se tornar referência no seu nicho:

Os principais mecanismos de pesquisa têm métricas como acessos totais e tempo de navegação para determinar a autoridade que um site tem naquele segmento e conteúdo. Mais e mais usuários estão procurando por resultados relevantes e ricos para resolver seus problemas. Dessa forma, garantir um lugar na primeira página afetará a forma como os consumidores perceberão sua marca, tornando-a referência no mercado. Para chegar a esse patamar, além de criar conteúdo de qualidade para o usuário, é necessário investir em técnicas eficazes de SEO para melhor ranqueamento. 

Consultoria SEO (otimização de sites )

Primeiramente, vale ressaltar que a consultoria em SEO (otimização de sites) é essencial quando sua empresa não possui uma equipe de marketing dedicada e profissionais capacitados para utilizar técnicas eficazes para gerar resultados para o seu negócio. Além disso, a consultoria de SEO e otimização de sites tem como objetivo gerar mais produtividade para os demais departamentos da sua empresa, pois eles poderão dedicar tempo às suas atividades. Aqui na WA por exemplo, nós temos o serviço de consultoria SEO que visa aumentar o ranking do seu site e dar uma vantagem competitiva ao seu negócio.

Saiba mais sobre nossos serviços de consultoria de SEO e otimização de sites? 

Vantagens de SEO e otimização de sites? 

A utilização de técnicas de SEO e otimização de sites pode trazer diversas vantagens competitivas para o seu negócio no meio digital, algumas delas são:

  • Melhor desempenho de seus anúncios pagos no Google Ads: seja para anunciantes ou empresas que buscam utilizar o Google Ads em sua estratégia de marketing digital, o SEO pode ajudar a aumentar a eficácia de suas campanhas. Para contextualizar, o Google Ads considera estimativas diretamente relacionadas ao seu site, como taxa de cliques, relevância da palavra-chave e qualidade do site, para qualificar e classificar seu anúncio. Por conta disso, as técnicas e estratégias de SEO vão afetar diretamente a taxa do seu anúncio, o que significa que você pode gastar menos do que o esperado com anúncios em mídia paga.
  • É grátis: Sim, você não precisa investir um centavo para aparecer na primeira página do Google. No entanto, para atingir esse nível, você precisa usar as melhores e mais eficazes estratégias de SEO para classificar e indexar melhor seu site nos resultados de pesquisa, isso não é de graça, mas o investimento tem retorno. É importante ressaltar que os resultados de SEO podem não ser imediatos na maioria das vezes, mas geram resultados duradouros para o seu negócio no longo prazo. 

Benefícios de SEO e otimização de sites? 

Quer conhecer os principais benefícios que a utilização das principais técnicas e estratégias de SEO podem trazer para o seu site? Alguns deles são:

Mais visitas ao seu site

Estar na primeira (principalmente primeira) página dos resultados de pesquisa está fortemente associado a um aumento significativo nas visitas ao seu site. Consequentemente, um aumento nas visitas ao site da sua empresa também gera um aumento nas conversões, com mais leads para sua equipe de vendas entrar em contato e fechar negócio.

Público-alvo qualificado

Com base nas estratégias de SEO de palavras-chave para um determinado público-alvo, é possível adquirir novos leads e convertê-los.

Fortalecimento da marca

Aparecer nos primeiros resultados de pesquisa também dá ao seu negócio um lugar de destaque na mente dos consumidores, tornando a sua marca credível e relevante para futuros negócios. 

Métricas e Fatores de SEO 

Fatores SEO?

Em primeiro lugar, não só no marketing digital, mas mensurar resultados é fundamental para verificar as atividades que trazem resultados e aprimorar aquelas que precisam de atenção. As medições também são úteis para estratégias e investimentos futuros, pois aquelas com melhor desempenho precisam ser ampliadas.

Atualmente, existem várias ferramentas que permitem medir o SEO, como o Google Analytics e o Google Search Console. Graças a elas, é possível analisar recursos mensuráveis, como:

  • Palavras-chave;
  • Conversão de páginas/landing pages;
  • Taxa de rejeição;
  • Número de acertos;
  • O tempo que o usuário permanece no site;
  • Origem do Movimento;
  • Páginas de entrada e saída do usuário.

Existem muitas métricas de SEO que podem ser usadas para medir o retorno do investimento na otimização de sites (SEO). Aumentar o tráfego orgânico, leads orgânicos e fechar vendas, que é a melhor garantia de bom ROI em SEO, gerando receita para o seu negócio! 

ROI em SEO

É inevitável. Um investimento em SEO ocupará um lugar significativo em sua estratégia de marketing digital, gerando um ótimo retorno de investimento em vários aspectos para o seu negócio. Bom, os custos são bem menores em comparação com a mídia paga, e os resultados começam a aparecer na faixa de 3 a 6 meses.

No entanto, o uso de técnicas de publicidade digital paga deve ser considerado em sua estratégia de marketing digital, pois também geram valor comercial, aumentam significativamente as vendas no curto prazo e possuem alto poder de segmentação.

Também deve-se notar que o custo por clique no Google Ads é muito variável e sempre aumenta com a chegada de novos anunciantes na plataforma. Por fim, o investimento e, portanto, o retorno sobre o investimento em SEO é muito valioso para o seu negócio, pois, como dito anteriormente, vale a pena investir em algo que é realmente seu e vai se firmar, gerando resultados efetivos no posicionamento orgânico.

Por isso é preciso estar sempre atento a novas estratégias e técnicas para manter seu site atualizado. 

Conclusão sobre o serviço de SEO

Agora você sabe porque vale a pena investir em SEO. Se ainda tiver dúvidas deixe nos comentários! Fale das experiências que você teve em seu projeto de SEO.

Em conclusão, investir em SEO é uma escolha inteligente para qualquer empresa que deseja aumentar sua presença online e alcançar seu público-alvo. A otimização de sites para mecanismos de busca é uma estratégia de longo prazo que garante um retorno consistente ao longo do tempo. Além disso, o SEO é uma forma eficaz de aumentar o tráfego orgânico e as conversões do site, sem precisar de investimentos em mídia paga. Com uma equipe de consultores especializados, é possível identificar problemas técnicos e oportunidades de otimização e implementar mudanças para melhorar o posicionamento do site nos mecanismos de busca. Em resumo, investir em SEO é uma escolha estratégica para qualquer empresa que deseja crescer e alcançar seus objetivos de negócios.

Avalie essa postagem
Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e com amigos:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Imprimir

Leia outros artigos criados para você

Gostou do conteúdo e precisa melhorar os resultados da sua empresa na internet?

Entre em contato conosco agora!