Logo WA

Por que software open source é uma boa opção para sua empresa?

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Como primeiro post do nosso blog, tenho certeza que o melhor seria explicar o porquê você só encontrará artigos relacionados a serviços e soluções de softwares open source.

 

A resposta é porque nós acreditamos que o software open source é uma boa solução para sua empresa. Oferece o que sua empresa precisa de uma solução:

Benefícios de Soluções Open Source:

  • Custo Benefício;
  • Personalização;
  • Segurança;
  • Atualização;
  • e o melhor Liberdade na escolha de Fornecedores.

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”30px”][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_column_text]

Software Open Source

Ou também conhecido Software Livre, segundo a própria definição da Free Software Foundation, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído com apenas algumas restrições. É aquele que é feito com colaboração entre diversos programadores e especialistas espalhas pelo mundo.[/vc_column_text][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_column_text]

Software proprietário

Software privado ou software não livre, é aquele que pertence a uma empresa privada que detém seus direitos de uso, edição, venda e distribuição. É o software que tem os direitos exclusivos ao seu desenvolvedor. Pode ser protegido por patentes, direitos de autor.[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_empty_space height=”30px”][vc_column_text]Você se engana se acha que Sofwares livres não possuem uma empresa por trás deles. Os mais conhecidos possuem um estrutura gigantesca de pessoas muito empenhadas em fazer com que o mesmo funcione e nestes casos, muitas têm relações trabalhistas com grande empresas.

A licença de código aberto mais comum é a GNU GPL (Licença de Uso Geral do Projeto
GNU), que concede quatro liberdades ao usuário:

  1. Liberdade para executar o programa para qualquer propósito (liberdade no 0)
  2. Liberdade para estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades(liberdade no 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
  3. Liberdade para redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade no 2).
  4. Liberdade para aperfeiçoar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles (liberdade no 3).

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”30px”][qodef_blockquote text=”Eu sempre disse que a GPL não é sobre limites, é sobre possibilidades . No software de código aberto, você troca um pouco do seu controle como desenvolvedor para atender melhor à comunidade de desenvolvedores e às pessoas que usam seus sites e produtos.”][vc_column_text]Matt Mullenweg – Fundador da Automattic[/vc_column_text][vc_empty_space height=”30px”][vc_column_text]O que eu defendo é com é que a filosofia de uso dos softwares livres fazem parte do modelo de SaaS (Software as a Service – traduzindo, Software como um Serviço), que pode sua vez baseia-se no serviço prestado através do uso do software. O lucro não está na venda de licenças do software, mas nos serviços agregados a ele, tais como treinamento, suporte, personalização, instalação e até mesmo o armazenamento.

 

Então uma vez que sua empresa utiliza uma solução criada a partir de uma software open source, você tem uma enorme possibilidade de novas funcionalidades, e de opções para qual empresa irá oferecer os serviços relacionados à solução. O que cria uma condição permanente de busca pela melhoria na prestação desses serviços, como acontece aqui na Web Absoluta. Nossos cliente permanecem conosco porque estão satisfeitos com nossas soluções para softwares como WordPress, VTiger CRM, Mautic e outros.

 

E você, o que acha da filosofia do software open source? Nós queremos sempre a sua opinião. Deixe um comentário, diga qual software livre você utiliza, os prós e contras. Vamos conversar sobre como melhorar cada vez mais esse mercado de soluções para negócios na web.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Leia outros artigos criados para você