Quando se trata de criar conteúdo a união de ferramentas como o ChatGPT e GPT3 com o WordPress pode ser uma excelente ferramenta na mão de um criador de conteúdo, trazendo a relevância do seu site, dentro do nicho do seu negócio, para outro patamar.
Vamos começar com uma base de informações nivelando o conhecimento de todos sobre o que é a inteligência artificial que tanto escutamos falar e como ela pode, e NÃO PODE ser usada para a criação de conteúdo:
OpenAI é um laboratório de pesquisa localizado em San Francisco, Califórnia. De acorodo com o site “openai.com”, sua missão é garantir que a inteligência artificial geral beneficie toda a humanidade. Mas acho que por educação vou deixar a própria AI apresentar sua empresa abaixo:
O famoso ChatGPT é um modelo de linguagem Open AI. Sua versão mais recente é a ChatGPT-3. O ChatGPT (Generative Pre-trained Transformer) é um chatbot lançado pela OpenAI em novembro de 2022, que na sua primeira semana já havia conquistado mais de 1 milhão de usuários.
Veja a resposta da própria AI do ChatGPT quando perguntado sobre o que é o ChatGPT:
O ChatGPT é um robô de bate-papo de modelo de linguagem em grande escala desenvolvido pela OpenAI com base no GPT-3.5. Ele tem uma capacidade de conversação notável, muito mais próximas à humana, algo de realmente cair o queixo. Ele, ela ou isto, como você preferir, é capaz de interagir de maneira conversacional com respostas surpreendentemente humanas. Grandes modelos de linguagem executam a tarefa de prever a próxima palavra em uma sequência de palavras.
Supondo que você dê uma dica, ele fará o resto por você.
Você pode conferir a geração de conteúdo AI acessando o link ou digitando no seu navegador: https://chat.openai.com/chat
Se você quiser saber mais sobre os prós e contras do ChatGPT-3 e do Open AI, leia este artigo “Introducing ChatGPT: The Next-Generation Conversational AI Tool – What, Why, How, Pros and cons” (Apresentando o ChatGPT: a ferramenta de IA conversacional da próxima geração – o que, por que, como, prós e contras).
Ou veja a resposta que ele mesmo deu sobre o que pode fazer:
Recentemente, encontrei um plugin para WordPress capaz de gerar automaticamente conteúdo AI para o seu blog usando este modelo de linguagem da Open AI e ChatGPT-3.
O nome do plugin é Innovator AI e é um assistente virtual de IA que usa Open AI para tornar sua jornada de automação de conteúdo do WordPress suave e bonita, de acordo com a descrição do desenvolvedor do plguin
Usando o conceito de criação de conteúdo pela AI no WordPress, é possível usar o ChatGPT e o GPT-3 para criar conteúdos de forma quase que automática, desde artigos simples até conteúdos mais complexos como histórias interativas. Você pode usá-los para criar conteúdos que parecem escritos por humanos, mas são realmente gerados pelo ChatGPT e GPT-3. Alguns dos recursos do ChatGPT e GPT-3 que podem ajudar na criação de conteúdo do WordPress incluem:
Fique atento a qualquer discussão do setor sobre IA generativa e, ao fundo, você ouvirá a pergunta sussurrada em tons cada vez mais preocupados por apoiadores e críticos: Isto é realmente legal?
A questão surge devido à forma como os sistemas de IA são treinados para criar o conteúdo que entregam. Como a maioria dos softwares de aprendizado de máquina, eles funcionam identificando e replicando padrões nos dados, isto é pegando conteúdo criados, que são conteúdos autorais, protegidos por direitos autorais de uma forma ou de outra.
É isso mesmo, o conteúdo pode e será identificado. Apesar de alguns acreditarem que o Google não tem como verificar se o conteúdo foi gerado usando inteligência artificial. A detecção de conteúdo gerado por máquina tem sido objeto de pesquisa já por muitos anos, incluindo também pesquisas sobre como detectar se o conteúdo foi traduzido de outro idioma.
John Mueller, da Google, em abril de 2022, disse que o conteúdo gerado por IA violava sim as diretrizes do buscador, por isso mesmo a Google atualizou recentemente a seção de conteúdo “gerado automaticamente” em sua página de desenvolvedor sobre spam.
Criado em outubro de 2022, atualizado no final de novembro de 2022, estas alterações refletem uma explicação do que torna o conteúdo gerado automaticamente por AI Spam. Inicialmente dizia o seguinte :
“Conteúdo gerado automaticamente (ou “gerado automaticamente”) é o conteúdo que foi gerado programaticamente sem produzir nada original ou agregar valor suficiente;”
Agora a Google atualizou essa frase para incluir a palavra “spammy”:
“Conteúdo spammy é criado automaticamente (ou “gerado automaticamente”) é o conteúdo que foi gerado programaticamente sem produzir nada original ou agregar valor suficiente;”
Essa alteração deixa claro que o fato de ser um conteúdo gerado automaticamente não significa que seja spam. É a falta de todo o valor agregado e os recursos gerais de “spam” que tornam esse conteúdo problemático. Então você pode usar a ferramenta, mas deve ter a certeza do valor gerado com o conteúdo criado com ela. Nada como uma boa revisão humana para resolver o problema.
ChatGPT e GPT3 se destacam em fornecer respostas detalhadas e bem fundamentadas. Isso faz com que muitos usuários realmente acreditem que ele pode ser utilizado para escrever conteúdo em páginas e artigos para seus sites e blogs, quase que como uma ferramenta de autoblogging.
Mas isso não é totalmente verdade! Por isso, antes de tentar executar qualquer teste em seu site real, há algumas coisas que você deve saber antes de criar conteúdo com ChatGPT.
As informações fornecidas pelo ChatGPT podem ser imprecisas ou desatualizadas. É vital que você verifique minuciosamente todas as informações do artigo, pois, como é um modelo baseado em dados públicos, suas respostas podem estar baseadas em informações desatualizadas ou incorretas. Lembre-se que o modelo é treinado usando texto encontrado na internet, ele pode replicar opiniões, ideias e informações que são discutíveis ou falsas.
Veja um erro que encontrei em alguns testes com a ferramenta:
O ChatGPT está treinado para ter funcionalidades específicas até 2021, por isso tem conhecimento limitado de eventos depois disso. Isso pode ser resolvido em breve, mas se o conteúdo que você deseja criar for após esse anos, não utilize a ferramenta para coletas informações.
O ChatGPT AI é capaz de produzir conteúdo propício à publicação na web, desde que como disse antes, revisado e validade por um humano. No entanto, ele não segue nenhuma diretriz específica associada ao SEO. Eu encontrei uma ferramenta que tem essa funcionalidade, é a shopia.ai. Mas vou escrever sobre ela em um outro artigo de AI.
Os pesquisadores da Google dedicaram anos tentando detectar conteúdo gerado por inteligência artificial, e já estão aplicando as punições por considerarem seus conteúdos de baixa qualidade, não simplesmente pelo fato de ser gerado por AI.
Aqui na WA temos o serviço de Otimização de Sites WordPress que pode dar uma ajudar no SEO do seu site.
Concluindo… Acredito que ferramentas de inteligência artificial como o GPT3 podem ser empregados como assistentes que ajudam a escrever, mas nunca dever ser totalmente autônomos, este será o diferencial. Por exemplo, o GPT3 pode ser usado para criar um esboço de artigos, coletar informações e selecionar pontos de pesquisa pertinentes, e após iss isso, você toma as rédeas para tornar o conteúdo mais profundo, opinativo, factual e amigável aos mecanismos de busca.
Deixe nos comentários sua experiência com a criação de conteúdos com alguma ferramenta de AI.
Se você possui um site ou blog em WordPress, a segurança é uma preocupação constante.… Leia mais
Após um longo período sem atualizações o sistema Yetiforce recebeu no início deste mês de… Leia mais
Você quer ter certeza que seu site WordPress está seguro contra malwares, vírus, e hackers… Leia mais
Mais uma novidade para os desenvolvedores do maior CMS do mercado. O WordPress 6.2 Beta… Leia mais
O Lighthouse é uma ferramenta crucial para ajudar desenvolvedores a melhorar a experiência do usuário… Leia mais
Não é raro vermos empresas, de todos os tamanhos e nichos, utilizando-se de planilhas para… Leia mais