Otimização para SEO no WordPress: Dicas e Melhores Práticas – Parte 1
Quer aproveitar ao máximo o potencial do seu site WordPress? Você está no lugar certo. Neste guia, vamos discutir as melhores práticas e dicas de otimização de SEO para WordPress, incluindo configurações, plug-ins e muito mais. Se você tem um site WordPress e deseja melhorar seu desempenho de SEO, continue lendo!
Otimizar o WordPress para SEO melhora a classificação do seu site nos mecanismos de pesquisa e gera mais tráfego orgânico.
Como um dos melhores sistemas de gerenciamento de conteúdo, o WordPress foi projetado com as melhores práticas em mente para torná-lo compatível com SEO. No entanto, você pode otimizá-lo ainda mais para garantir as melhores classificações nos mecanismos de pesquisa e o desempenho do site.
A melhoria do SEO envolve várias etapas, métodos e ferramentas, incluindo áreas desde a velocidade do site até como seu conteúdo está organizado de forma harmônica e o conteúdo completo é exibido no layout para desktop e no responsivo em qualquer post. Essas estratégias de SEO incluem criar um site WordPress compatível com SEO, otimizar seu conteúdo e realizar ações fora do site para gerar resultados mais positivos.
Este guia de SEO para sites com WP abordará as práticas recomendadas e fornecerá dicas úteis para implementá-las. Também discutiremos como contratar um profissional de SEO se você não tiver certeza de como implementar essas estratégias sozinho.
O que é um WordPress Otimizado para SEO e por que é importante?
O SEO, sigla para Search Engine Optimization, traduzido de forma livre para otimização de mecanismo de pesquisa, é a prática de otimizar páginas de um website para ter uma classificação mais alta nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs).
O que é SEO?
Como disse o SEO é uma técnica de marketing na web que visa melhorar a classificação das páginas e sites nas páginas de resultados do mecanismo de busca (SERP). Esta técnica também pode ser usada para aumentar o tráfego orgânico gerado por mecanismos de pesquisa, o que ajudará a melhorar o reconhecimento da marca, o reconhecimento do nome, as vendas e a audiência. O SEO envolve o uso de palavras-chave, URLs e conteúdos bem estruturados, assim como a utilização de plugins e temas que podem ajudar a melhorar o desempenho do site para fins de SEO.
Os esforços de SEO do WordPress podem gerar mais tráfego e aumentar a visibilidade e a credibilidade do seu site, o que pode levar a taxas de conversão mais altas. Na verdade, os três principais resultados de consulta de pesquisa obtêm mais de 50% de todos os cliques.
Os mecanismos de pesquisa usam rastreadores para encontrar conteúdo novo e atualizado. Eles então classificam você nas SERPs com base em vários fatores.
Como o WordPress ajuda a melhorar o SEO?
O WordPress oferece inúmeras ferramentas que ajudam a melhorar o SEO de qualquer site. Todos os blogs e sites criados no WordPress têm facilidade para implementar técnicas e práticas de otimização de SEO, como otimização de conteúdo, links externos e internos, tags de título, meta tags e análise de palavras-chave. Além disso, existem muitos plug-ins de SEO que melhoram ainda mais a otimização do conteúdo para mecanismos de pesquisa. Esses plug-ins incluem títulos personalizáveis, meta tags personalizadas, verificação de palavras-chave e muito mais. Com essas ferramentas, é possível melhorar a visibilidade do seu site nas páginas de resultados dos mecanismos de busca, garantindo assim um forte tráfego orgânico para o seu site.
Como tornar seu site WordPress Otimizado para SEO
A otimização do WordPress para SEO é muito importante para melhorar o posicionamento dos seus conteúdos nos mecanismos de busca, portanto, saber como otimizar seu WordPress ajudará a potencializar os resultados de SEO de forma significativa. Existem vários recursos que são utilizados para melhorar a otimização do WordPress para SEO, desde as técnicas básicas até os plugins mais avançados. Uma dica importante para otimizar o SEO do WordPress é a escolha da palavra-chave mais adequada para a otimização, o que ajudará os mecanismos de busca a encontrar e indexar seu conteúdo de forma eficaz. Outra dica importante é criar títulos e descrições únicas e interessantes, pois isso aumentará as chances de indexação e melhorará o ranqueamento. Além disso, existem plugins específicos para WordPress que podem ser instalados e configurados para ajudar a otimizar o SEO da sua página. Por fim, integrar seu WordPress ao Google Analytics é uma ótima maneira de obter insights valiosos para aprimorar sua otimização SEO e melhorar ainda mais seu ranqueamento.
O primeiro passo é definir as configurações do site WordPress. Configurar corretamente o site WordPress é importante para torná-lo visível para os mecanismos de busca.
Preste atenção às seguintes configurações de administração do WordPress e outras configurações do site:
Configurações de SEO do WordPress
Quando se trata de SEO, as configurações do WordPress desempenham um papel fundamental. É importante assegurar que seu site e conteúdo estejam configurados corretamente para que os mecanismos de pesquisa possam identificar e classificar os seus conteúdos corretamente. Felizmente, o WordPress fornece algumas configurações avançadas que podem ajudar a melhorar seu SEO.
O WordPress inclui algumas opções de SEO úteis, como a configuração automática de tags meta, ou os URLs reescritos. Estes ajudam a otimizar o seu conteúdo para mecanismos de pesquisa. Além disso, o WordPress possui uma funcionalidade para permitir a indexação dos seus conteúdos. Se o seu site não é visível para mecanismos de pesquisa, não há como esperar que ele seja encontrado.
Existem também alguns plug-ins úteis para ajudar a melhorar a otimização SEO do WordPress. Estes plug-ins podem ajudar a melhorar as tags meta, ajudar a gerar conteúdo único e bem escrito, melhorar a qualidade do conteúdo e ajudar os mecanismos de busca a identificar conteúdos relevantes para cada página.
Além disso, existem outros plug-ins que podem ajudar a otimizar o SEO do WordPress. Estes incluem plug-ins que permitem a compartilhamento social, plugins para gerar sitemaps e plugins para melhorar o carregamento da página. Este plugin para SEO pode ajudar a melhorar a leitura, a forma como os sites de busca de todos mundo vão receber as informações do sei site pela internet, e torná-lo mais visível nos mecanismos de pesquisa. Finalmente, é importante ter cuidado com plugins que prometem resultados milagrosos quando se trata de SEO. Estes plugins nem sempre oferecem os resultados desejados e podem, na verdade, prejudicar o seu SEO.
Verifique a configuração de visibilidade do site WordPress
Este com certeza é o primeiro passo, verificar as configurações de visibilidade do seu site WordPress. Parece algo sem importância, mas é muito comum de acontecer, alguns desenvolvedores apressados quando iniciam o trabalho de desenvolvimento do site marcam esta opção para que o conteúdo que estão criando para páginas do site não sejam indexados antes da publicação do site.
Por isso, garante que essa opção esteja desmarcada antes de iniciar qualquer tarefa de SEO no seu site.
O WordPress possui recursos que impedem que os mecanismos de pesquisa indexem seu site. Essa configuração deve estar desativada por padrão, mas é uma boa ideia verificar se está desativada. Pense nos problemas que pode evitar verificando se a caso esta opção ainda está marcada.
Basta ir para o Painel do WordPress → Configurações → Leitura .
Encontre a caixa de seleção Visibilidade do mecanismo de pesquisa e verifique se ela está desmarcada.
Escolha uma estrutura URL amigável para SEO
Uma das partes mais importantes da otimização do WordPress para SEO é configurar uma estrutura de URL amigável. Uma URL amigável é aquela que é facilmente identificável pelo usuário, contém palavras-chave que classificam o conteúdo e ajudam os mecanismos de pesquisa a entender melhor seu conteúdo. É importante lembrar que as palavras-chave certas na URL podem ajudar a classificar seu conteúdo.
Uma boa estrutura de URL para otimização de SEO deve conter palavras-chave que classifiquem o conteúdo. Quando as palavras-chave estão nos diretórios raiz e no título da página, os mecanismos de pesquisa podem interpretar ainda melhor o conteúdo que você está oferecendo. Por exemplo, se você estiver construindo um blog WordPress, use URL’s curtas, como:
meudominio.com/blog/otimizacao-seo-wordpress
Embora seja importante incluir palavras-chave na URL, você não deve exagerar. Uma URL longa pode tornar difícil para os usuários lembrarem de seu conteúdo e prejudicar sua classificação nos mecanismos de pesquisa.
Para criar uma URL amigável, você também pode usar o plugin WordPress SEO. Esse plugin permite que você personalize suas URL, melhorando sua legibilidade. Ele também oferece a opção de criar URL’s curtas e direcionar os usuários para a página correta.
Cada site tem sua própria estrutura de URL permanente chamada permalink. Uma estrutura de permalink limpa ajuda os usuários e os mecanismos de pesquisa a navegar em seu site WordPress, melhorando a performance SEO da página no mecanismo de pesquisa.
O WordPress usa um número de ID padrão para vincular diretamente a uma página, como https://meudominio.com/?p=123 . Você pode alterar a estrutura do permalink para predefinida ou definir uma personalizada para o seu site.
Escolha tags com base no tipo de site. Por exemplo, os sites de notícias geralmente incluem a data e o título no URL do site. Enquanto isso, links permanentes de lojas online geralmente têm uma categoria e um nome de postagem.
Lembre-se de redirecionar seus URLs antigos se o seu site WordPress já estiver online. Sites ativos do WordPress correm o risco de perder os links de referência existentes ao alterar a estrutura do permalink.
Inclua tags Title e Description (meta de título e meta descrição)
Incluir tags de título e meta descrição é parte essencial da otimização do WordPress para SEO. Essas tags ajudam os mecanismos de busca a entender o conteúdo de um site de forma mais eficiente e aperfeiçoam o ranking.
Embora o WordPress já possua funcionalidades nativas para tags de título e meta descrição, você pode optar por plugins especializados para tornar o processo mais fácil. Plugins de SEO, como por exemplo o Yoast SEO e o Rank Math, permitem personalizar vários aspectos da tag de título, como a adição de palavras-chave e formatação de caracteres especiais.
Outra coisa importante é adicionar o título da página às tags de título e meta descrição. Por exemplo, se o título da página é “Otimização do WordPress para SEO“, então as tags de título e meta descrição devem incluir esta mesma frase. Além disso, adicionar palavras-chave relevantes às tags ajudará nos rankings.
É importante ter em mente que as tags de título e meta descrição não precisam ser idênticas. Você pode usar a tag de título para destacar sua marca e meta descrição para fornecer aos mecanismos de busca mais detalhes sobre a página.
Além disso, também é importante incluir tags de título e meta descrição em todas as páginas do site, como páginas de contato, termos e condições, sobre nós, etc. Isso ajudará os mecanismos de busca a entender melhor a estrutura do seu site.
Como otimizar a Meta Title ao máximo
A otimização do título ou tag Title é fundamental para aumentar suas chances de classificação para as palavras-chave desejadas. Um título meta bem elaborado pode atrair mais cliques para sua página. Veja algumas maneiras de aproveitar ao máximo seus títulos meta:
Mantenha-os curtos e diretos: Os mecanismos de pesquisa tendem a cortar títulos muito longos. Portanto, é importante mantê-los com menos de 60 caracteres, sem enrolação, diga o que assunto principal da página e pronto.
Inclua a palavra-chave principal: Isso ajuda a melhorar a classificação, permitindo que os mecanismos de pesquisa saibam em quais páginas sua postagem ou conteúdo se encaixa melhor nos resultados de pesquisa.
Crie um Título único para cada página: Cada postagem ou página deve ter seu próprio título. Mesmo que seja diferente do título da página, a meta title ainda deve ser relevante para o conteúdo. Você não entendeu errado, meta title pode ser diferente do título H1 da página, mas ainda relevante, tal como a URL, lembre-se disso.
Evite títulos sensacionalistas (clickbait): O uso de títulos sensacionalistas, conhecidos como clickbaits, é uma tática para atrair usuários para clicar na página. Essa prática deve ser evitada, pois títulos meta enganosos frustram os usuários e deixam uma impressão negativa. O Google também pode remover páginas com títulos sensacionalistas dos resultados de pesquisa.
Se o mecanismo de pesquisa não encontrar relevância suficiente entre o título meta e a consulta de pesquisa, poderá gerar títulos alternativos. Portanto, a otimização do título meta dá mais controle sobre a aparência das páginas nos resultados de pesquisa do Google.
Como otimizar a Meta Description ao máximo
A meta descrição é um elemento HTML que ajuda a direcionar o tráfego orgânico para a sua página, resumindo o conteúdo da página para quem fez a pesquisa no site de busca. Tal como a meta title (títulos) Essas descrições são visíveis nas SERPs e em algumas plataformas de mídia social.
Assim podemos considerar que a descrição meta pode impactar significativamente a taxa de cliques em uma página. Por isso sempre devemos preenchê-la e otimiza-la para SEO. Aqui estão algumas maneiras de otimizá-las:
Inclua a palavra-chave principal. Os mecanismos de pesquisa destacam as palavras-chave nas descrições meta quando são apresentadas nas SERPs. Embora a inclusão de palavras-chave não afete a classificação, isso ajuda a direcionar mais tráfego;
Use voz ativa e chamadas para ação (CTA): Faça a sua descrição meta parecer mais direta usando voz ativa e frases de ação (CTA – Call to Action). Inclua também os benefícios de ler a sua postagem ou página para inspirar os usuários a seguir as etapas sugeridas.
Mantenha-a curtas e diretas: Aponte para 50-160 caracteres. Os mecanismos de pesquisa podem cortar descrições muito longas;
Evite o uso de aspas: Os mecanismos de pesquisa podem cortar automaticamente uma descrição depois das aspas. Em vez disso, use apóstrofos.
Crie uma Descrição única para cada página. Cada postagem e página deve ter uma descrição meta original que não seja copiada de outros sites.
Garanta de que ela seja relevante em relação ao conteúdo: Suas descrições meta devem ser relevantes para o seu conteúdo. Se isso não for feito, os mecanismos de pesquisa podem gerar seus próprios snippets.
Infelizmente, os mecanismos de pesquisa geralmente reescrevem as descrições meta com trechos encontrados na postagem. A pesquisa da Portent mostra que o Google ignora snippets personalizados 68% do tempo para desktop e 71% para SERPs móveis.
Quando o Google substitui a descrição meta e adiciona seus próprios snippets, pode reduzir a taxa de cliques. Isso ocorre porque o snippet geralmente é extraído diretamente do conteúdo, tornando-o menos atraente do que uma descrição meta dedicada.
Mesmo assim, ainda recomendamos que você crie suas descrições meta para oferecer aos mecanismos de pesquisa a melhor opção possível.
Crie conteúdo realmente relevante para os seus usuários
Um dos principais passos para melhoria do SEO no WordPress é produzir conteúdo relevante para os seus usuários. Essa prática ajuda os mecanismos de busca a entender melhor o que o seu site oferece, e isso aumenta o seu ranqueamento. Para criar conteúdo relevante com técnicas de SEO em mente, você precisa considerar os seguintes fatores: palavras-chave, metadados, títulos de página, conteúdo de qualidade e conteúdo único.
Palavras-chave com moderação
Para criar conteúdo relevante, você deve escolher palavras-chave para se concentrar e incluir em seu conteúdo. Isso ajuda os usuários a encontrar facilmente o conteúdo que você criar, e também ajuda a melhorar o SEO. É importante escolher palavras-chave relevantes e evitar as palavras-chave de alta competição, se possível.
Porém tenha sempre em mente que é preciso ser moderado com o uso da palavra-chave no seu texto, evitando a sobreposição ou canibalismos de palavras-chave. A sobreposição de palavras-chave ocorre quando várias páginas competem pelo mesmo termo. Embora possa parecer uma boa estratégia, isso pode prejudicar seus esforços de SEO em geral.
Na prática, as páginas que compartilham a mesma palavra-chave vão competir entre si, o que pode resultar na divisão dos cliques entre várias páginas em vez de concentrá-los em uma única página. Além disso, o Google pode diminuir o valor da página com maior conversão.
Para identificar a sobreposição de palavras-chave, nós recomendamos que controle com uma planilha todas as URLs do seu site e concentrar-se nas palavras-chave. Se você encontrar duas ou mais URLs segmentando a mesma palavra-chave ou intenção de pesquisa, é aconselhável considerar a possibilidade de mesclá-las em uma única página.
Utilize dados estruturados (Metadados)
Os Dados estruturados (metadados) são como as “etiquetas” que você coloca no seu conteúdo para ajudar os mecanismos de pesquisa a classificar melhor o seu conteúdo. A inserção de dados estruturados relevantes nos seus conteúdos de WordPress ajuda os mecanismos de busca a identificar o que o seu conteúdo tem a oferecer.
São uma maneira padronizada de fornecer informações e organizar o conteúdo de uma página da web. Esses dados utilizam marcações de esquema para descrever o conteúdo e transformá-lo em código.
Ao usar dados estruturados, fica mais fácil para os mecanismos de pesquisa, como o Google, entenderem e classificarem o conteúdo de uma página ou postagem. Além disso, eles podem melhorar a aparência dos resultados de pesquisa, conhecidos como snippets, nas SERPs.
Quando os mecanismos de pesquisa leem esses dados, eles podem exibir resultados mais avançados, com visual mais chamativo e apropriado à pesquisa, que aparecem acima dos resultados normais. Ser exibido nos resultados avançados pode aumentar a taxa de cliques e a exposição de uma página.
Um exemplo de resultado avançado são os snippets de receitas. Uma página de receita com dados estruturados válidos pode aparecer como um resultado de pesquisa atraente que mostra mais informações, como a classificação da receita, o tempo necessário para prepará-la e os ingredientes necessários.
Foque em conteúdo de alta qualidade e otimizado para SEO
Tenha a certeza de que o conteúdo de alta qualidade, bem otimizado para SEO pode melhorar a autoridade de um site e aumentar sua classificação nos resultados de pesquisa do Google, assim trazendo mais tráfego. Isso e um fato!
Por isso, quando estiver criando postagens de blog ou peças de conteúdo, certifique-se de que estejam:
Focado em responder ao que foi pesquisado: Cada parte do conteúdo deve responder com precisão a uma intenção de pesquisa específica, e cobrir todos os pontos essenciais;
Conteúdo Original: Escreva conteúdo para oferecer um valor de exclusividade aos seu visitantes;
Legível: Use linguagem simples e utilize parágrafos curtos para melhorar a leitura do conteúdo;
Estruturado e Organizado: Use tag de títulos (H1, H2 e etc) para separar o conteúdo em seções;
Atualize o conteúdo regularmente. Forneça conteúdo novo e atualizado regularmente. Os visitantes são mais propensos a retornar a sites que oferecem consistentemente novas informações.
Utilizando Categorias e Tags
Uma das melhores formas de otimizar seu site para SEO é usando categorias e tags. Estes são recursos já existentes em plataformas do WordPress e ajudam a classificar o conteúdo em seu site ou blog. Utilizando as categorias e tags corretas, você pode organizar os posts de acordo com suas necessidades de SEO e aprimorar sua visibilidade. Além disso, ao usar os recursos de categorias e tags, você pode também fornecer links internos para outros posts do seu site, melhorando a experiência dos usuários e permitindo que eles naveguem facilmente para conteúdos relevantes. Para garantir que você esteja usando categorias e tags corretamente, é importante seguir as melhores práticas de SEO e utilizar os melhores plug-ins do WordPress.
Utilize imagens com nomes de arquivos relevantes
Uma das maneiras mais importantes de otimizar o SEO da página é através do uso adequado das imagens. Quando você usa imagens no seu site, tenha o cuidado de nomear os arquivos de maneira relevante, pois isso pode ajudar os mecanismos de pesquisa a melhor compreendê-los. Quanto mais específicos forem os nomes dos arquivos, melhor.
Além do nome do arquivo, também é importante garantir que suas imagens tenham as tags de alternativa (tag alt) adequadas. Isso significa que suas imagens devem ter uma descrição de texto que descreva o que a imagem está mostrando. Isso ajudará os mecanismos de pesquisa a identificar melhor o que sua imagem está mostrando e ajudará seu site a obter melhores pontuações de SEO.
Outra dica importante é usar o mesmo nome de arquivo para todas as imagens relevantes, pois isso também pode ajudar nos resultados de SEO. Por exemplo, se você tem um artigo sobre marketing digital, poderá nomear todas as imagens relacionadas à marketing digital com um prefixo como “marketing-digital”. Dessa forma, os mecanismos de pesquisa saberão que todas essas imagens relacionam-se ao mesmo tópico.
Uma última dica é: Otimiza as imagens. Lembre-se garantir que suas imagens e qualquer media tenham o tamanho correto, não sendo pequena, nem grande demais para onde está sendo exibida. Isso significa que não devem ser muito grandes, pois isso pode afetar o tempo de carregamento do seu site, o que é prejudicial para o SEO. Certifique-se de usar ferramentas como o Compressor JPEG para garantir que suas imagens fiquem o mais leves possível.
Link interno para outras páginas do seu site
Um link interno para outras páginas do seu site é uma forma eficaz de melhorar a experiência do usuário. Isso direciona os leitores para as páginas relacionadas, bem como para aquelas que possuem informações adicionais relevantes. Além disso, os links internos também ajudam a melhorar o SEO do WordPress, pois auxiliam o mecanismo de pesquisa a navegar melhor em seu site.
Ao incluir links internos, siga algumas recomendações para a otimização de SEO do WordPress. Para começar, faça uma análise de todas as páginas de seu site. Estude o conteúdo existente e determinar quais páginas possuem conteúdo relacionado ou elaborado a partir deste. A seguir, escolha palavras-chave relevantes que linkarão essas páginas entre si. Quanto mais você puder segmentar as palavras-chave para que elas sejam relevantes e específicas, melhor será o resultado.
Em seguida, adicione os links internos de forma natural. Procure utilizar o atributo “rel” para marcar o link como interno. Isto permitirá que os mecanismos de pesquisa reconheçam os links internos com mais facilidade. Além disso, tente manter links relevantes que direcionem para trechos específicos do seu site. Evite simplesmente adicionar links genéricos.
Além disso, evite a prática de “linkar para fora”. Embora os links para sites externos sejam importantes, eles não são a melhor estratégia para melhorar o SEO do WordPress. Ao invés disso, concentre-se em aprimorar os links internos para melhorar a experiência do usuário e o SEO do site.
Configure Google Search Console
Uma das melhores maneiras de otimizar o WordPress para SEO é configurar o Google Search Console. O Search Console é uma ferramenta gratuita do Google que lhe permite verificar a presença do seu site nos resultados de pesquisa e obter informações específicas para ajudar a melhorar o desempenho e a classificação do seu site. Para configurar o Search Console, primeiro, você precisa criar ou fazer o login em sua conta Google, em seguida, adicionar e verificar o seu site. Depois disso, você terá acesso a todos os relatórios e ferramentas do Search Console para ajudar a melhorar o SEO do seu WordPress.
Concluindo a primeira parte sobre Otimização SEO para WordPress
Após vermos algumas dicas e melhores práticas relacionadas à SEO para WordPress, agora vocês sabem que as melhores práticas para SEO são as chaves para o posicionamento de sucesso nos mecanismos de pesquisa. Como proprietário do WordPress, você tem acesso a muitos recursos diferentes que podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos de SEO. Aplicando o conhecimento adquirido neste artigo, você terá a melhor chance de melhorar o posicionamento do seu site e, consequentemente, aumentar o tráfego, conversões e receita da sua empresa.
Temos outros artigos que detalham algumas destas técnicas. Não deixe de ler nenhum deles em nosso blog.
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Felipe Rabello
Desde 2009, tenho trabalhado com a plataforma WordPress, iniciando minha jornada criando um blog de divulgação de vagas de emprego. Foi aí que me apaixonei pelo WordPress e decidi me dedicar e me especializar na área de otimização e segurança da plataforma. Desde então, tenho estudado e me aprofundado nesses temas, buscando sempre me manter atualizado e oferecer o melhor serviço possível aos meus clientes. Atualmente, sou sócio da empresa Agência WA.