Você sabe tudo sobre o Wordpress? Por exemplo: você sabe que a plataforma já possui 18 anos hoje? Não sabia? Bem, hoje mostraremos fatos e curiosidades sobre esse software de construção de site que você pode não saber.
O Wordpress foi lançado em 27 de maio de 2003. Enquanto o Facebook foi lançado em fevereiro de 2004 e o WhatsApp em janeiro de 2009.
O responsável pelo nome do software foi Christine Selleck Tremoulet. Foi ele quem deu o nome de “WordPress”.
Com o intuito de blindar as liberdades que oferecem o código aberto, o fundador, Matt Mullenweg, criou a fundação WordPress. A organização que não tem fins lucrativos é proprietária da marca registrada “WordPress” e tem a função de proteger as liberdades oferecidas pela licença de Software livre.
Você já deve ter percebido que cada atualização do WordPress recebe um nome diferente. É que todos os lançamentos do Wordpress são nomeados com artistas de Jazz, um dos grandes exemplos disso, é o que o WordPress 1.5 foi nomeado Billy Strayhorn e o WordPress 2.0 foi nomeado Duke Ellington. Isso deve pelo amor que os desenvolvedores têm pelo Jazz.
O Wordpress vem em constante crescente, em 2017, a plataforma estava presente em 27,3% dos sites disponíveis na web. Já dois anos depois, ele teve uma crescente, fazendo com que fosse de 27,3% para 35%, e atualmente ultrapassando os 38%.
De acordo com a Wappalyzer, a plataforma WordPress domina o uso de software de gerenciamento de conteúdo com 76,4% de todo mercado.
Finalmente uma que todo mundo já sabia. WordPress foi lançado sob a licença GNU GPL, com ela é possível que qualquer pessoa do mundo possa fazer o download e usá-lo.
O código-fonte é acessível para qualquer pessoa estudar, usar, modificar e construir. Isso é o máximo, não é?
Como o WordPress é um projeto Open Source que não pertence a nenhuma empresa, e não tem um CEO. É um projeto que foi dirigido por desenvolvedores voluntários de todo o mundo. Existe um processo de tomada de decisão minuciosa que permite que qualquer pessoa possa enviar seus relatórios de bugs, sugerir recursos, e assim tentando aprimorar a plataforma como um todo.
Apesar de tanto WordPress.com quanto do WordPress.org utilizarem o mesmo núcleo do software, eles têm muitas outras diferenças sim, entre elas o fato do leque de opções que o WordPress.org te fornece, por exemplo, o plano gratuito do WordPress.com não permite que você instale nenhum plugin, já o WordPress.org não existe qualquer tipo de limitação. Fazendo com que o usuário tenha mais liberdade e segurança.
A linguagem de programação do WordPress é PHP. Pelo menos maior parte do core do WordPress está em PHP, mas você vai achar muito Javascript lá dentro também. Além de HTML e CSS. Hoje o WordPress inclui inúmeras funções, hooks, classes e métodos para que desenvolvedores usem funcionalidades do WordPress de várias formas, de maneira mais prática e eficiente. Acredite, isso é um dos grande fatores que fazem do Wordpress uma plataforma incrível.
Estima-se que um terço dos usuários do WordPress tem a plataforma como principal fonte de renda, mas as formas de ganhar a vida com o WordPress são muito variadas.
Você pode ser desde desenvolvedor, designer, trabalhando direto com o código, ou ainda prestar serviços de hospedagem ou manutenção no WordPress para outras pessoas.
Além disso existem milhares de sites vendendo templates e plugins do Wordpress. É um mercado extremamente grande e competitivo.
O WordPress é muito mais do que fatos curiosos, é o maior CMS do mercado e vai muito além disso como você pode ver. Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos. Fique ligado em nossoa novidades. Volte Sempre!
Se você possui um site ou blog em WordPress, a segurança é uma preocupação constante.… Leia mais
Após um longo período sem atualizações o sistema Yetiforce recebeu no início deste mês de… Leia mais
Você quer ter certeza que seu site WordPress está seguro contra malwares, vírus, e hackers… Leia mais
Mais uma novidade para os desenvolvedores do maior CMS do mercado. O WordPress 6.2 Beta… Leia mais
O Lighthouse é uma ferramenta crucial para ajudar desenvolvedores a melhorar a experiência do usuário… Leia mais
Não é raro vermos empresas, de todos os tamanhos e nichos, utilizando-se de planilhas para… Leia mais