Logo WA

WordPress: 11 Fatos curiosos sobre o CMS mais usado para criação de sites

Wordpress: 11 Fatos curiosos sobre o software mais conhecido na construção de sites.

Você sabe tudo sobre o WordPress? Por exemplo: você sabe que a plataforma já possui 18 anos hoje? Não sabia? Bem, hoje mostraremos fatos e curiosidades sobre esse software de construção de site que você pode não saber.

1 – WordPress é mais antigo que Facebook e WhatsApp.

O WordPress foi lançado em 27 de maio de 2003. Enquanto o Facebook foi lançado em fevereiro de 2004 e o WhatsApp em janeiro de 2009.

Wordpress: 11 Fatos curiosos

2 – Origem do nome WordPress.

O responsável pelo nome do software foi Christine Selleck Tremoulet. Foi ele quem deu o nome de “WordPress”.

3 – WordPress não tem um dono.

Com o intuito de blindar as liberdades que oferecem o código aberto, o fundador, Matt Mullenweg, criou a fundação WordPress. A organização que não tem fins lucrativos é proprietária da marca registrada “WordPress” e tem a função de proteger as liberdades oferecidas pela licença de Software livre.

4 – A ligação do WordPress com o Jazz.

Você já deve ter percebido que cada atualização do WordPress recebe um nome diferente. É que todos os lançamentos do WordPress são nomeados com artistas de Jazz, um dos grandes exemplos disso, é o que o WordPress 1.5 foi nomeado Billy Strayhorn e o WordPress 2.0 foi nomeado Duke Ellington. Isso deve pelo amor que os desenvolvedores têm pelo Jazz.

5 – WordPress está presente em 38% de todos os sites da internet.

O WordPress vem em constante crescente, em 2017, a plataforma estava presente em 27,3% dos sites disponíveis na web. Já dois anos depois, ele teve uma crescente, fazendo com que fosse de 27,3% para 35%, e atualmente ultrapassando os 38%.

6 – WordPress domina 76,4% do mercado de CMS.

De acordo com a Wappalyzer, a plataforma WordPress domina o uso de software de gerenciamento de conteúdo com 76,4% de todo mercado.

7 – WordPress é gratuito e de código aberto.

Finalmente uma que todo mundo já sabia. WordPress foi lançado sob a licença GNU GPL, com ela é possível que qualquer pessoa do mundo possa fazer o download e usá-lo.
O código-fonte é acessível para qualquer pessoa estudar, usar, modificar e construir. Isso é o máximo, não é?

8 – WordPress não tem CEO.

Como o WordPress é um projeto Open Source que não pertence a nenhuma empresa, e não tem um CEO. É um projeto que foi dirigido por desenvolvedores voluntários de todo o mundo. Existe um processo de tomada de decisão minuciosa que permite que qualquer pessoa possa enviar seus relatórios de bugs, sugerir recursos, e assim tentando aprimorar a plataforma como um todo.

9 – A diferenças entre WordPress.com e o WordPress.org.

Apesar de tanto WordPress.com quanto do WordPress.org utilizarem o mesmo núcleo do software, eles têm muitas outras diferenças sim, entre elas o fato do leque de opções que o WordPress.org te fornece, por exemplo, o plano gratuito do WordPress.com não permite que você instale nenhum plugin, já o WordPress.org não existe qualquer tipo de limitação. Fazendo com que o usuário tenha mais liberdade e segurança.

10 – WordPress e sua linguagem de programação.

A linguagem de programação do WordPress é PHP. Pelo menos maior parte do core do WordPress está em PHP, mas você vai achar muito Javascript lá dentro também. Além de HTML e CSS. Hoje o WordPress inclui inúmeras funções, hooks, classes e métodos para que desenvolvedores usem funcionalidades do WordPress de várias formas, de maneira mais prática e eficiente. Acredite, isso é um dos grande fatores que fazem do WordPress uma plataforma incrível.

11 – WordPress é fonte de renda para muitas pessoas.

Estima-se que um terço dos usuários do WordPress tem a plataforma como principal fonte de renda, mas as formas de ganhar a vida com o WordPress são muito variadas.
Você pode ser desde desenvolvedor, designer, trabalhando direto com o código, ou ainda prestar serviços de hospedagem ou manutenção no WordPress para outras pessoas.
Além disso existem milhares de sites vendendo templates e plugins do WordPress. É um mercado extremamente grande e competitivo.

O WordPress é muito mais do que fatos curiosos, é o maior CMS do mercado e vai muito além disso como você pode ver. Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos. Fique ligado em nossoa novidades. Volte Sempre!

Leia outros artigos criados para você