Dicas SEO para WordPress – Como Escrever um Post Otimizado

Você já se perguntou como escrever um post Otimizado no WordPress para obter um melhor ranking nos resultados de pesquisa do Google? Se sim, você está no lugar certo. Este artigo apresenta as melhores dicas SEO para ajudá-lo a otimizar seus posts no WordPress e aumentar sua visibilidade on-line.

Otimizar seus posts no WordPress é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para melhorar sua visibilidade on-line. A otimização de mecanismos de busca (SEO) é o processo de melhorar o ranking do seu site nos resultados de pesquisa do Google. Quanto melhor for o seu ranking, mais visibilidade você terá e mais tráfego você poderá direcionar para o seu site.

No entanto, o SEO pode parecer um processo complicado, especialmente se você não tem experiência nessa área. Felizmente, existem várias dicas e truques que você pode usar para otimizar seus posts no WordPress. Neste artigo, vamos apresentar as melhores dicas de SEO para ajudá-lo a aumentar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa do Google.

Vamos começar com uma das definições de sucesso no dicionário:

“resultado próspero ou favorável de tentativas ou esforços”

Então concordamos que para termos resultado temos que tentar algo. É por ai que você deve começar a pensar quando achar que não consegue escrever um artigo ou post em qualquer lugar que seja. Lembre-se que um dia você não sabia nem falar, mas aprendeu, por que acha que não poderá, ao menos tente, se esforce.

Se você está à procura de melhorar o SEO do seu site WordPress, a melhor opção é aprender a escrever posts otimizados. Nesta postagem, abordaremos as melhores dicas SEO para otimizar seus posts do WordPress. Mostraremos como analisar as tags de título existentes, limpar os URLs dos posts, como otimizar imagens, melhorar o conteúdo com o uso de palavras-chave, incluir links internos, usar Rich Snippets, além de várias outras estratégias para aumentar o tráfego de seu site. Então, fique conosco e descubra como escrever posts otimizados para o WordPress!

Vou dar algumas dicas de como escrever um post que seja impactante. E se você leu o primeiro artigo dessa seria já sabe o Checklist de como Escrever Excelentes Artigos e vai conseguir fazer um planejamento para elabora um Post de qualidade que atrairá muitos leitos, mas agora vamos fazer desse Post um sucesso para os buscadores.

Densidade de palavras chave

escolha das palavras-chave corretas é um dos aspectos mais importantes do SEO. As palavras-chave são as palavras que os usuários digitam na barra de pesquisa do Google quando procuram informações sobre um determinado tópico. Certifique-se de escolher palavras-chave relevantes e específicas para o seu nicho. Use ferramentas como o Google Keyword Planner para ajudá-lo a encontrar palavras-chave relevantes.

Mas fica muito atento à quantidade (repetição) dessa palavra-chave no seu conteúdo. Não existe um certo valor que se deva alcançar. Pois de acordo com Matt Cutts, Diretor da Qualidade de Busca no Google, o resultado excelente pode variar de uma área para outra,da concorrência da palavra, assim como dependerá do tamanho do seu post.

Então o que fazer? E aconselho organizar para que a palavra-chave aparece nos tag heading (H1, H2, H3, H4, etc) e seja no mínimo maior que 0.5% baseado pelo seu conteúdo.

Aprimorar o conteúdo com o uso de palavras-chave

Quando se trata de publicar conteúdo no WordPress, a escolha das palavras-chave certas é essencial para obter resultados de SEO satisfatórios. Se você está escrevendo um post no WordPress, não existe nenhuma fórmula certa para escolher as melhores palavras-chave. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para escolher a palavra-chave certa para o seu post.

Antes de tudo, você deve ter uma boa compreensão do que é o seu post vai tratar. Isso ajudará você a descobrir qual palavra-chave será usada para otimizar o seu conteúdo. Primeiro, defina o seu tópico e direcione as suas palavras-chave para descrever o tópico. Por exemplo, se você estiver escrevendo sobre como criar um blog no WordPress, sua palavra-chave principal deve ser algo como “Como criar um blog no WordPress”.

Depois de definir o seu tópico e encontrar a palavra-chave principal, você pode começar a procurar por outras palavras-chave relacionadas que podem ser usadas no seu post. Você pode usar ferramentas de palavras-chave, como o Google AdWords Keyword Tool, para encontrar palavras-chave relevantes para o seu post. É importante não utilizar apenas palavras-chave relacionadas ao seu assunto, mas também incluir algumas palavras-chave long tail para ter maior chance de alcançar um bom ranking. Além disso, use variações de palavras-chave como sinônimos, palavras com erros ortográficos e abreviaturas. Isso ajudará você a obter um maior número de visualizações para o seu post.

Capriche no Título do Post

A tag <title> de uma página é usada por sites de pesquisa como o Google e Bing para mostrar um site nos resultados das buscas realizadas pelos usuários.

O tamanho recomendado para o título é de 60 a 70 caracteres, incluindo espaço. Lembre se inserir sua marca e criar títulos descritivos e concisos. Não deixe de ler nosso artigo com dicas para otimizar a tag title de suas páginas.

Use Heading Tags (h1, h2, etc) no conteúdo

Uma das melhores maneiras de tornar seus posts do WordPress altamente otimizados para os mecanismos de busca é usar os tags heading (ou cabeçalhos) corretamente. Isso significa usar o elemento HTML h1 para o título do seu post e, em seguida, usar elementos h2, h3, e assim por diante, para dividir o conteúdo em partes menores e mais organizadas. Também é útil anotar palavras-chave relacionadas ao conteúdo de cada parte, pois isso ajudará os mecanismos de busca a entender melhor o que você está escrevendo.

Além de tornar os seus posts mais legíveis para os leitores, usar tags heading adequadamente também torna mais fácil para os motores de busca entenderem o conteúdo. Isso significa que suas páginas serão melhores rankeadas nos resultados de pesquisa. Quando você usa os tags heading corretamente, você está dando ao robô de rastreamento do mecanismo de pesquisa uma imagem clara do que o seu post é sobre.

Revise a utilização dos H Tags

Revisar a utilização dos H Tags é uma ótima técnica para otimizar o seu post do WordPress. Os H Tags são marcações que permitem que os desenvolvedores identifiquem os elementos que aparecem dentro do seu conteúdo. São os principais elementos de estruturação hierárquica de conteúdo criados para facilitar a indexação nos mecanismos de busca. Os H Tags possuem seis níveis de cabeçalho: H1, H2, H3, H4, H5 e H6.

O H1 é usado para identificar o título da página ou o tópico central do seu post. Os demais são usados para subdividir o conteúdo em partes mais facilmente digeríveis. Cada seção deve ter seu próprio Header, e deve ser numerada sequencialmente. Por exemplo, se o seu post está dividido em três seções, o primeiro será o H1, o segundo será o H2 e o terceiro será o H3. Esta estrutura documental beneficia a divisão dos principais assuntos da postagem.

O tamanho do seu H tag também influencia na indexação de seu conteúdo, portanto, é importante utilizar os que são mais adequados para o tamanho do seu conteúdo. Quanto maior for o seu título, maior será a ponderação do seu conteúdo nos mecanismos de busca. Por isso, é importante escolher o H tag ideal para cada seção. Além disso, também é importante que os H tags sejam usados de forma consistente, pois isso ajuda os mecanismos de busca a identificar melhor o conteúdo da sua página.

Uma boa descrição do Post por fazer diferença

A descrição da página é o texto que aparece abaixo do título do resultado da pesquisa, determinada em seu site pela tag <description> é uma ferramenta que ajuda você a ser bem visto pelos motores de busca ou pelos usuários.

É muito importante saber que não é sempre que os buscadores utilizam o conteúdo da tag description em seus resultados. Os buscadores podem incluir no lugar dessa tag um trecho do conteúdo da página do site que é mais relevante para a busca, chamado também de snippets.

Por esse motivo pode ser interessante deixar a tag description vazia, em sites com conteúdo muito diversificado, indicando que assim o próprio motor de busca deverá indicar o trecho conteúdo mais relevante para aquela busca.

Ao criar uma descrição para sua página seja descritivo, informativo e utilize as palavras-chave em que quer melhor posicionamento logo no início da descrição. Insira CTAs (Call to Action) para tornar o resultado mais atrativo para quem fez a busca. Mantenha o tamanho da descrição em torno de 160 carcteres, evitando passar desse valor, pois os buscadores não exibirão mais que isso, e não fica legal um anúncio sendo finalizado com os “…”

Na prática: “Conheça Os 3 Melhores Templates Wordpress Grátis de Janeiro de 2023. Escolhido criteriosamente por nossa equipe para voce usar em seus projetos Wordpress.” São 156 caracteres focados em “templates Wordpress”

Veja com criar a tag description corretamente

Uma das tags mais importantes para SEO do WordPress é a tag de descrição. Esta tag é responsável por fornecer os meta dados relevantes sobre sua página para os motores de busca. Quando bem implementada, ela pode ajudar a melhorar a sua presença nos resultados dos mecanismos de pesquisa, melhorando assim o tráfego para o seu site.

A tag description é responsável por descrever o conteúdo da sua página ou post em termos claros. A meta descrição não interfere diretamente nas posições de pesquisa. Porém, ela é um dos elementos que contribuem para determinar a relevância da sua página para a sua consulta de pesquisa e é usada junto com os resultados da pesquisa para informar aos usuários do que se trata a página a fim de gerar maior interesse.

Existem algumas melhores práticas que você deve seguir ao escrever sua tag de descrição:

• Fique entre 50 e 160 caracteres: Parece um número pequeno, mas é o suficiente para que você consiga escrever uma descrição completa e convincente.

• Não exagere no uso das palavras-chave: Use palavras-chave com cautela, pois isso pode tornar a sua descrição menos interessante.

• Seja único: Seja criativo e escreva uma descrição única para cada página.

• Utilize frases atraentes e convincentes: Escreva uma descrição que desperte o interesse dos usuários para que eles cliquem na sua página.

Limpar os URLs dos posts

Os URLs dos posts são extremamente importantes para otimizar o SEO de seu site WordPress. É recomendável que você mantenha URLs curtos e simples que contenham termos de pesquisa relevantes para o conteúdo da página. Quanto mais seguro você mantiver o URL dos posts, mais fácil será para os usuários localizarem o conteúdo e para os mecanismos de busca rastrearem os dados.

O URL de cada post deve ser limpo e seguir a mesma estrutura. Se você tiver outros links no URL, como indicações de origem ou marcos temporais, isso deve ser removido para melhorar a otimização SEO. Mantenha os URLs o mais curto possível para que sejam mais fáceis de lembrar e usar.

Você também pode personalizar os URLs dos posts para torná-los mais amigáveis. Isso significa adicionar termos de pesquisa relevantes aos URLs dos posts para que os leitores e os mecanismos de busca possam identificar mais facilmente qual é o conteúdo da página. Por exemplo, se você tiver um post sobre a história da Itália, adicione essa palavra-chave ao URL do post, e o URL será otimizado para a palavra-chave da Itália.

Você também pode usar o plugin WordPress SEO para otimizar ainda mais os URLs dos posts. Este plugin vem com diversas ferramentas que o ajudarão a otimizar os URLs dos posts para os mecanismos de busca. Ele também permite que você altere os URLs dos posts para torná-los mais curtos e fáceis de usar.

Otimizar imagens com alt tags e títulos de imagem

Se você está usando o WordPress para escrever seu post, é importante utilizar as estratégias de SEO para otimizar o post e torná-lo mais visível nos resultados de pesquisa. A otimização das imagens com as alt tags (tags de texto alternativo) e os títulos de imagem é uma dessas formas de tornar seu post mais visível.

Alt tags (palavras-chave) são usadas para descrever a imagem do post para os mecanismos de pesquisa. Elas são uma ótima maneira de adicionar palavras-chave relevantes ao seu post, tornando-o mais visível. Além disso, usar palavras-chave nas alt tags pode ajudar os leitores a entender o conteúdo do post e o título pode servir como contexto para a imagem.

Os títulos de imagem também são úteis para otimizar o post. Eles são exibidos quando o mouse do usuário passa sobre a imagem e adicionam contexto para os leitores. Ao usar títulos de imagem descritivos e relevantes, você pode tornar a imagem acessível para usuários visuais e tornar seu post mais visível para os mecanismos de pesquisa.

Para adicionar as alt tags e títulos de imagem ao seu post do WordPress, abra a biblioteca de mídia do WordPress e selecione a imagem que você deseja adicionar ao post. Em seguida, na caixa de diálogo de upload de imagem, adicione as palavras-chave relevantes na seção “Alt Text” e adicione um título descritivo na seção “Title”.

Incluir links internos

Incluir links internos entre suas postagens pode ser uma ótima maneira de aumentar a relevância de seu conteúdo e a qualidade de suas páginas da web para buscadores.

Quando você inclui links internos em um blog, você está ajudando os usuários a navegar em seu site e encontrar o conteúdo relevante que eles estão procurando. Isso também ajudará os motores de busca a classificar o conteúdo e mostrá-lo de maneira mais relevante para os usuários.

Há várias maneiras de incluir links internos no WordPress. Por exemplo, você pode adicionar manualmente os links nas postagens, usando a barra de ferramentas fornecida pelo WordPress.

Você também pode usar plugins, como o Yoast SEO, para criar automaticamente links internos. Estes plugins vão analisar o conteúdo da postagem, identificar palavras-chave relevantes e criar links internos automaticamente.

Você também pode usar filtros de conteúdo como os fornecidos pelo Jetpack para incluir automaticamente links internos. Estes filtros vão adicionar automaticamente links internos nas postagens do WordPress, baseando-se em conteúdos relacionados na sua página da web.

Ao incluir links internos, você também deve levar em consideração seus pontos fortes de SEO. Há vários fatores que você deve levantar ao criar links internos, como o conteúdo, o conteúdo do link e a sua relevância. Links internos relevantes e direcionados para conteúdos relevantes serão extremamente benéficos para a classificação de seu site.

Conteúdo agradável para leitura

Quando você está criando um post no WordPress, não é só importante ter conteúdo relevante, mas também tornar sua leitura agradável. Isso significa escrever de uma forma que os leitores possam facilmente interagir com seu post e absorver seu conteúdo. Se quiser fazer com que suas postagens sejam lidas pela maior quantidade possível de pessoas, você precisa fornecer conteúdo atraente, bem escrito e fácil de entender.

A primeira coisa a se fazer é manter seu conteúdo original. Se os outros já escreveram sobre o assunto, você deveria ter algo novo para dizer ao invés de simplesmente copiar o que está lá. Sua escrita deve também ser fluente, então use símbolos de pontuação, parênteses e outros recursos para dar aos leitores um tempo para assimilar sua intenção.

Não se preocupe em usar muitos jargões técnicos, pois isso pode confundir os leitores e tornar suas postagens difíceis de entender. No entanto, se você precisar usá-los para tornar seu post mais completo, tente explicá-los dando alguns exemplos. Além disso, não escreva frases muito longas ou complicadas; isso só vai confundir as pessoas. Mantenha as frases curtas e simples para tornar a leitura mais clara e agradável.

Faça Uso de Rich Snippets

É cada vez mais difícil garantir que seus posts do WordPress apareçam nos rankings de pesquisa. Por isso, fazer uso de Rich Snippets é uma das melhores formas de adicionar mais relevância aos seus conteúdos e, assim, conseguir que seus posts obtenham maior visibilidade. Os Rich Snippets são pequenos fragmentos de conteúdo que podem ser incorporados aos seus posts do WordPress, os quais podem ser exibidos nos resultados dos mecanismos de pesquisa. Estes snippets otimizam a experiência dos usuários e também ajudam a melhorar o SEO dos seus posts.

Existem vários tipos de Rich Snippets, tais como os snippets de revisão, de notícias, de eventos, de imagens e de vídeos. Todos eles têm a função de ajudar os usuários a identificar e compreender melhor os conteúdos que estão disponíveis nos resultados de pesquisa. Por exemplo, se você escreve um post sobre como cuidar de orquídeas, você pode adicionar Rich Snippets para mostrar imagens ou vídeos no seu post, o que o torna mais atraente e relevante para os usuários. Da mesma forma, você pode também adicionar Rich Snippets para mostrar a data e o horário de eventos que você esteja anunciando no seu blog.

Adicionar Rich Snippets para os seus posts do WordPress é relativamente fácil. No entanto, é importante que você verifique a compatibilidade dos seus snippets com o mecanismo de pesquisa que você está usando. Alguns mecanismos de pesquisa não suportam todos os tipos de Rich Snippets, então é importante que você confira isso antes de adicionar os snippets. Se você quiser verificar a compatibilidade dos seus Rich Snippets, você pode usar as ferramentas de teste de Rich Snippets oferecidas pelos principais mecanismos de pesquisa, como o Google.

Otimize seu site para dispositivos móveis

Cada vez mais pessoas estão acessando a internet em seus smartphones e tablets. Certifique-se de que seu site esteja otimizado para dispositivos móveis. Isso significa que seu site deve ser fácil de navegar em telas menores, carregar rapidamente e ter uma boa aparência em dispositivos móveis.

Analise O Seu Post Com Ferramentas de SEO

Uma das maneiras mais eficazes de melhorar seus posts do WordPress é utilizando ferramentas de análise de SEO. Isso permite que você identifique as palavras-chave que são as mais importantes para seu post, bem como avaliar inúmeros outros fatores que são cruciais para o sucesso da otimização do seu post.

Como primeiro passo, você deverá criar um conteúdo de qualidade que contenha as palavras-chave que você pretende usar para otimizar seu post. A escrita criativa, além de ser interessante para os leitores, ajudará você a destacar-se da multidão. Uma vez que o texto for criado e publicado, você pode usar ferramentas de análise de SEO para avaliar seu conteúdo.

Ferramentas como o SEOptimizer ajudam você a identificar problemas como palavras-chave incorretas, falta de títulos de postagem, palavras-chave longas demais, falhas na ortografia e assim por diante. Elas também podem ajudar você a identificar se há alguns termos e frases que você pode usar para aprimorar o seu conteúdo, como títulos de postagem, palavras-chave ou frases de chamada.

Uma vez que todas as questões de otimização de SEO forem tratadas, você pode continuar otimizando seu post usando outras ferramentas como o Google Analytics e o PageSpeed Insights. Essas ferramentas ajudam você a avaliar como seu conteúdo é recebido e a melhorar a velocidade de carregamento da página. Isso ajudará a melhorar a experiência do usuário e aumentar as chances de seu post ser encontrado nas pesquisas do Google.

Utilizando Plataformas Sociais para Promover Seu Post

Depois de escrever, revisar e otimizar um post no WordPress, a próxima etapa para obter sucesso é promovê-lo. Uma forma eficaz de fazer isso é utilizar plataformas sociais para divulgá-lo. Aqui vão algumas dicas para aproveitar o poder das redes sociais para promover o seu conteúdo e melhorar o seu tráfego.

Primeiro, crie uma conta de mídia social relevante. Isso pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não dão a importância devida a criar contas profissionais, usando um nome de usuário relevante, escolhendo uma capa de perfil e uma foto de perfil de alto nível. As imagens vão ajudar no reconhecimento da marca.

Depois, adicione um link para o post no seu status. Não se esqueça de escrever um bom ponto de ação na forma de um título chamativo que vai chamar a atenção dos usuários. Acompanhe o link com algumas palavras-chave relevantes, mas com cuidado para não sobrecarregar o post.

Em seguida, promova o post nos seus perfis de mídias sociais. Encontre os usuários certos para o seu post e interaja com eles. Comentem nos seus postagens, crie conversas, compartilhe conteúdo, responda perguntas e envolva os usuários nas discussões. Isso ajudará a promover o seu conteúdo.

Finalmente, analise o desempenho do seu post. Faça um seguimento do tráfego do seu post nas mídias sociais usando ferramentas de análise. Esta informação pode mostrar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Também pode dar insights sobre o que os usuários estão procurando e como melhorar o conteúdo para atender às suas necessidades.

Estratégias de Conteúdo Para aumentar o Tráfego

Um dos passos mais importantes para otimizar seus posts do WordPress é garantir que o conteúdo que você está postando seja de qualidade. Se você não está produzindo conteúdo de qualidade, então não importa quanto trabalho você colocou na otimização de SEO, as pessoas não virão para ver seu post. É importante fornecer aos usuários conteúdo informativo, útil, interessante e atraente.

Ao criar conteúdo para seu blog WordPress, há uma série de estratégias que podem ajudar a elevar o tráfego para seu site. Aqui estão alguns dos principais pontos a serem considerados:

1. Prefixar com Palavras-Chave: Quando você está escrevendo um post do WordPress, é importante começar com as palavras-chave que você deseja que as pessoas encontrem. Isso ajudará a melhorar a classificação do seu post nos mecanismos de busca, aumentando as chances de que seus leitores vejam o conteúdo.

2. Utilizar Títulos e Subtítulos Eficazes: É importante usar títulos e subtítulos que tenham sentido e sejam atraentes para seus leitores. Ao usar títulos e subtítulos que atraiam o seu público, você não só terá mais tráfego para o seu post, mas também aumentará o engajamento com o seu conteúdo.

3. Use Imagens de Qualidade: Embora os posts de blog possam ter um bom conteúdo escrito, usar imagens de qualidade pode ajudar a tornar o seu post ainda mais atraente. As imagens podem ajudar a tornar o conteúdo mais interessante e, assim, aumentar o tráfego para o seu blog WordPress.

4. Atualize Seu Conteúdo Regularmente: Manter seu conteúdo atualizado é importante para otimizar o seu blog WordPress. Se o seu conteúdo estiver desatualizado, as pessoas não terão motivos para visitar seu site. Por isso, é importante atualizar seu conteúdo regularmente para garantir que o tráfego do seu site continue alto.

Conclusão sobre Como Escrever um Post Otimizado

Otimizar seus posts no WordPress é uma parte importante da estratégia de SEO. Ao seguir essas dicas, você pode melhorar o ranking do seu site nos resultados de pesquisa do Google e aumentar sua visibilidade on-line. Lembre-se de escolher palavras-chave relevantes, usar as palavras-chave no título e na descrição do seu post, usar as palavras-chave no conteúdo do post, usar links internos e externos, usar imagens relevantes com descrições alt, escrever conteúdo de qualidade e otimizar seu site para dispositivos móveis. Com um pouco de esforço, você pode melhorar significativamente a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa do Google.

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Felipe Rabello

Desde 2009, tenho trabalhado com a plataforma WordPress, iniciando minha jornada criando um blog de divulgação de vagas de emprego. Foi aí que me apaixonei pelo WordPress e decidi me dedicar e me especializar na área de otimização e segurança da plataforma. Desde então, tenho estudado e me aprofundado nesses temas, buscando sempre me manter atualizado e oferecer o melhor serviço possível aos meus clientes. Atualmente, sou sócio da empresa Agência WA.

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Felipe Rabello

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