Já ouviu falar de Web Vitals? E já ouvi falar que é muito difícil conseguir nota máxima no Google Core Web Vital em um site WordPress, ou até mesmo que isso é impossível. É possível sim! E nós da Agência WA conseguimos!
Muitos podem dizer que isso não importa, que não vale nada, ou dizer que o importante é vender, o que se focar nesses parâmetros para um site é perda de tempo, que não ajuda nada no tráfego do seu site. Bem, isso é assunto para um artigo inteiro, e prometo trazer um falando só isso. Mas este artigo a ideia é só mostrar o pau, porque a cobra já tá mortinha rs…
Brincadeiras à parte veja o video e tire suas próprias conclusões.
Quero reforçar o quanto acredito na importância dessa boa avaliação em todos os critérios, porque de fato o Core Web Vitals é uma iniciativa para democratizar o conteúdo de sites na internet para que todos os tipos de usuários não só tenham acesso ao conteúdo, mas também uma experiência agradável a todos.
São adotados critérios de performance, acessibilidade, boas práticas no código e SEO, todos esses critérios juntos servem para criar experiências de usuário incríveis para todos, palavras da empresa Google no site Web Dev.
O Google acredita em uma web aberta, acessível, privada e segura. Queremos ajudar os desenvolvedores a aproveitar as vantagens das tecnologias modernas mais recentes para criar experiências de usuário incríveis para todos.
Só em termos de acessibilidade estaríamos falando de mais de 15% da população mundial.
Você precisa entender de uma vez por todas que o objetivo do Google é uma experiência melhor para o usuário, e essa experiência não se limita a um site carregado de animações, tão pouco a visualização de um slider infinito de produtos ou imagens, mas inclui inúmeros fatores de vão desde uma navegação rápida, intuitiva e principalmente agradável.
Como melhorar o desempenho do meu site WordPress no Core Web Vitals?
Se você entendeu a importância desses parâmetros e agora quer melhorar o seu site Wordpress para a avaliação do Core Web Vitals saiba que o trabalho vai alé do código.
Há questão que implicam desde a resposta do servidor onde está o seus site, isto é da hospedagem do seu site WordPress, indo até possíveis alterações de cores que você terá que fazer em alguns locais do seu site.
Quanto à performace, é importante que você entenda que o Google Web Vital não está avaliando apenas o tempo de carregamento do seu site em uma ferramenta de teste de velocidade.
Atualmente o objetivo é saber quanto tempo leva para os visitantes iniciarem a experiência em seu site, isto é, quanto tempo eles possivelmente levarão para começar a interajir com seu conteúdo web (o que nem sempre significa que a página do seu site WordPress tenha que estar totalmente carregado).
Nos esforçamos muito para conseguir a nota máxima no nosso site e tivemos que abrir mão de recursos que estávamos acostumados, e gostávamos bastante, usados em diversos sites que criamos nesses últimos anos.
Em projetos de Otimização para clientes não é raro que às vezes precisamos seguir determinadas “personalizações” do layout ou necessidade específicas em algumas páginas. Com isso acabamos perdendo pontos que nos impedem em alcançar nota máxima.
Mas o foco não é a nota, mas a experiência do usuário e o retorno em tráfego e conversão que essas mudanças consequentemente trarão ao cliente.
Indicamos a contratação de um especialista em WordPress para fazer esse trabalho, conheça nosso serviço de Otimização de Sites WordPress.
Goste ou não o Core Web Vital está aí e veio para ficar.
Você pode não gostar dele, mas ele existe e fará parte dos critérios usados pelo Google para rankeamento de sites nos próximos anos.
O fato é que essas mudanças são inevitáveis, mas criam uma nova oportunidade para você se destacar à frente de seus concorrentes.
Otimize seu site WordPress para ser bem avaliado com o Google, comece priorizando a experiêcia do usuário.
Em breve vamos trazer tutoriais detalhando como conseguir bons resultados em cada parâmetro avaliado, com dicas para inciantes e desenvolvedores mais avançados. Siga o Blog da Agência WA.