Logo WA

Site WordPress com Nota Máxima no Core Web Vitals! E nós conseguimos!!!

Nnota maxima web WA

Já ouviu falar de Web Vitals? E já ouvi falar que é muito difícil conseguir nota máxima no Google Core Web Vital em um site WordPress, ou até mesmo que isso é impossível. É possível sim! E nós da Agência WA conseguimos!

Muitos podem dizer que isso não importa, que não vale nada, ou dizer que o importante é vender, o que se focar nesses parâmetros para um site é perda de tempo, que não ajuda nada no tráfego do seu site. Bem, isso é assunto para um artigo inteiro, e prometo trazer um falando só isso. Mas este artigo a ideia é só mostrar o pau, porque a cobra já tá mortinha rs…

Brincadeiras à parte veja o video e tire suas próprias conclusões.

Quero reforçar o quanto acredito na importância dessa boa avaliação em todos os critérios, porque de fato o Core Web Vitals é uma iniciativa para democratizar o conteúdo de sites na internet para que todos os tipos de usuários não só tenham acesso ao conteúdo, mas também uma experiência agradável a todos.

São adotados critérios de performance, acessibilidade, boas práticas no código e SEO, todos esses critérios juntos servem para criar experiências de usuário incríveis para todos, palavras da empresa Google no site Web Dev.

O Google acredita em uma web aberta, acessível, privada e segura. Queremos ajudar os desenvolvedores a aproveitar as vantagens das tecnologias modernas mais recentes para criar experiências de usuário incríveis para todos.

Só em termos de acessibilidade estaríamos falando de mais de 15% da população mundial.

Você precisa entender de uma vez por todas que o objetivo do Google é uma experiência melhor para o usuário, e essa experiência não se limita a um site carregado de animações, tão pouco a visualização de um slider infinito de produtos ou imagens, mas inclui inúmeros fatores de vão desde uma navegação rápida, intuitiva e principalmente agradável.

Como melhorar o desempenho do meu site WordPress no Core Web Vitals?

Se você entendeu a importância desses parâmetros e agora quer melhorar o seu site WordPress para a avaliação do Core Web Vitals saiba que o trabalho vai alé do código.

Há questão que implicam desde a resposta do servidor onde está o seus site, isto é da hospedagem do seu site WordPress, indo até possíveis alterações de cores que você terá que fazer em alguns locais do seu site.

Quanto à performace, é importante que você entenda que o Google Web Vital não está avaliando apenas o tempo de carregamento do seu site em uma ferramenta de teste de velocidade.

Atualmente o objetivo é saber quanto tempo leva para os visitantes iniciarem a experiência em seu site, isto é, quanto tempo eles possivelmente levarão para começar a interajir com seu conteúdo web (o que nem sempre significa que a página do seu site WordPress tenha que estar totalmente carregado).

Nos esforçamos muito para conseguir a nota máxima no nosso site e tivemos que abrir mão de recursos que estávamos acostumados, e gostávamos bastante, usados em diversos sites que criamos nesses últimos anos.

Resultado Web Vitals de Site WordPress para Celular
Resultado Web Vitals de Site WordPress para Dispositivos Mobile
Resultado Web Vitals de Site WordPress para Desktop
Resultado Web Vitals de Site WordPress para Desktop

Em projetos de Otimização para clientes não é raro que às vezes precisamos seguir determinadas “personalizações” do layout ou necessidade específicas em algumas páginas. Com isso acabamos perdendo pontos que nos impedem em alcançar nota máxima.

Mas o foco não é a nota, mas a experiência do usuário e o retorno em tráfego e conversão que essas mudanças consequentemente trarão ao cliente.

Goste ou não o Core Web Vital está aí e veio para ficar.

Você pode não gostar dele, mas ele existe e fará parte dos critérios usados pelo Google para rankeamento de sites nos próximos anos.

O fato é que essas mudanças são inevitáveis, mas criam uma nova oportunidade para você se destacar à frente de seus concorrentes.

Otimize seu site WordPress para ser bem avaliado com o Google, comece priorizando a experiêcia do usuário.

Em breve vamos trazer tutoriais detalhando como conseguir bons resultados em cada parâmetro avaliado, com dicas para inciantes e desenvolvedores mais avançados. Siga o Blog da Agência WA.

Leia outros artigos criados para você