Logo WA

WordPress, o que é e porque usar no seu site

O que é WordPress

“WordPress, o que é e porque usar no meu site?“, “Por que devo mudar meu site para WordPress“, “Por que WordPress e não outra plataforma?” – Essas são, com certeza, as perguntas que mais recebo durante as reuniões de briefing com nossos clientes. E olha que são 14 anos (desde 2008) de experiência para afirmar isso. É totalmente razoável que o cliente queira saber como seu site será feito. E até mesmo quando ele não pergunta, acredito que seja nosso dever esclarecer, não só dever, como uma estratégia muito boa para a venda.

Mas esse artigo não é para falar de estratégia de venda, mas sim para deixar claro porque o WordPress é muito recomendado para seu site.

O que é WordPress?

O WordPress é um CMS, sigla que significa, Content Management System, que em nosso português significaria: Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Isto é, um software usado para administrar o conteúdo, textos e imagens de uma página na internet. De forma bem prática, é uma programa que permite que você crie e edite páginas de um site sem precisar conhecer uma linguagem de programação. O objetivo é ser tão simples e intuitivo quanto abrir um documento num editor de texto como o Word da Microsoft no seu Windows.

Com esse objetivo de ser simples, o WordPress que começou como um CMS para blogs. Dessa forma conquistou uma fatia gigante de usuários e desenvolvedores. Com o tempo, hoje é imensamente usado em sites institucionais, portais de notícias, lojas virutuais, sites de portfólios, sites de comunidades, e claro, blogs. Não é exarego dizermos que o WordPress é grande responsável pela democratização da criação de sites na era da internet.

Mérito de Matt Mullenweg e Ryan Boren, ambos lideraram os projeto de desenvolvimento do WordPress. Hoje a empresa Automattic, fundada por Matt, dedica, com orgulho, 5% do tempo de seus colaboradores para melhorarem o código fonte do CMS. Acredite, o número parece pequeno, mas não é. E é graças ao pensamento e crença na ideologia Open Source adotada e defendida por Matt e seus colaboradores que o WordPres hoje o maior CMS do mundo.

Já vimos o que é o WordPress, então vamos aos fatos que fazem com que ele seja a plataforma certo para seu site:

  1. WordPress é o CMS mais usado no mundo
  2. Grandes empresas usam o WordPress em seus sites
  3. É Open Source e Gratuito
  4. É intuitivo e fácil de usar
  5. O nível de personalização do WordPress é muito grande
  6. O WordPress é Seguro
  7. É otimizado para SEO, ótimo para o Google e outros Buscadores

1 – WordPress é o CMS mais usado no mundo

Os benefícios de se usar uma plataforma muito difundida são diversos. Atualmente estatísticas mostram que mais de 40% dos sites na internet são feitos em WordPress. E esses números crescem a cada dia, com cerca de 500 novos sites por dia. A adesão de muitos usuários, faz com que muitos desenvolvedores passem a se interessar em prestar serviços especializados. Com isso, a balança da oferta e procura fica equilibrada, tornando os serviços mais economicamente viáveis. E também tornar a plataforma mais segura por conta das atualizações, tópico que vamos tratar também neste artigo.

O fator de ter uma grande comunidade de desenvolvedores faz com que o WordPress seja sempre moderno e siga sempre às principais tendências do mercado. Além de estar sempre atualizado às melhores práticas, a exemplo do Core Web Vitals. Criado com o objetivo aumentar a velocidade de carregamento e fornecer uma boa experiência ao usuário em sites do mundo todo. E agora com a constante evolução do WordPress, hoje conseguimos alcançar notas máximas com em sites desenvolvidores com o CMS.

2 – Grandes empresas usam o WordPress em seus sites

Grandes empresas como Walt Disney Company, Airbnb, Spotify e Sony Music já usam o WordPress como CMS de seus sites institucionais, além de BBC America, The New York Times, MTV, Microsoft e Facebook, que usam o CMS como gestor de conteúdo de seus portais de notícias. Por isso posso garantir que o WordPress é confiável.

3 – É Open Source e Gratuito

Imagine-se pedindo a um desenvolvedor, por favor, neste exemplo descarte o seu sobrinho que navega o dia inteiro na internet, não é por isso que ele é um programador, então imagine que você vai pedir a criação de um site, onde você poderá criar e editar páginas, de forma tão simples, quanto editar um arquivo “.doc”, inserir imagens e vídeos, criar artigos. Tudo isso e mais, imagine agora o preço que ele vai te cobrar. Pois é, realmente sairia bem caro fazer algo assim “do zero”, mas por ficar tranquilo, graças a Deus existe o WordPress e sua comunidade de desenvolvedores que acreditam na ideologia Open Source, que significa, código aberto, mas esse é assunto para outro artigo.

Considere que o WordPress é gratuito, baixar ele é realmente grátis, 0800, se você aprender a usá-lo, você não precisará pagar niguém para criar um site para você, mas vai ter que dedicar algumas boas horas para aprender bem e criar um site. Mas o fato é que para você ter um site na internet há outros custos que terá que levar em conta, como a compra de um domínio e a hospedagem do site. Também assuntos para outro artigo.

Por experiência, vale mais a pena se focar no seu próprio negócio e deixar a área de criação de sites com WordPress com um profissional experiente.

4 – É intuitivo e fácil de usar

Realmente é muito simples criar ou editar um página no WordPress, além de uma navegação intuitiva, o CMS é fácil de customizar e possuim um dashboard incrível para te mater atualizado logo após o login na área administrativa da plataforma.

Iniciantes na plataforma não encontram dificuldades para localizar as funcionalidades e também sequer ficam limitados ao que tem na instalação inicial, pois o WordPress possui um repositório incrivelmente grande de plugins que permitem expandir suas funcionalidades além das estrelas.

Estes mesmos iniciantes também podem recorrer a milhões de tutorias escridos na internet, como os que temos aqui no nosso blog.

5 – O nível de personalização do WordPress é muito grande

Hoje o WordPress é uma ferramenta incrível para conseguir sites com design profissional, há uma quantidade imagem de templates e plugins que podem ser explorados por desenvolvedores e pessoas que não são nem designers ou programadores.

Não é só de designer que vive o WordPress! Essa foi profunda heim… mas é verdade, exite uma grande quantidade de plugis hoje, por isso o WordPress te disponibiliza muitos recursos que podem ser facilmente alcançados pela plataforma, como agendamento online, venda de ingressos, formulários e muito mais.

6 – É muito Seguro e confiável

Dizer que o WordPres é para blogs é coisa do passado, quem fala isso está desatualizado, a verdade é o que hoje ele aguenta milhares de páginas sob sua gestão, vide os grande portais de notícias que usam a plataforma, além de ser muito usado em lojas virtais com inúmeros produtos, é uma plataforma robusta que não vai cair ou te deixar na mão se for feita a devida manutenção.

Você também pode confiar na segurança do WordPress! O código do CMS é focado na segurança, os plugins e templates disponíveis no repositório oficial são sempre verificados pela comunidade de desenvolvedores, que exige padrões rígidos de segurança.

Contudo fique atento às atualizações, pois com a constante mudança e evolução da tecnologina, existe a necessidade de se manter os servidores, navegadores e banco de dados seguros, com essas mudanças um ou outro plugins pode apresentar uma fallha não explorada na segurança e deixar aberta uma perigosa brecha de segurança para que hackers e malwares consigam explorar essas brechas e acessar informações confidenciais do seu site ou infectar os visitantes do seu site.

Por isso é muito importante que você tenha o acesso a um suporte especializado em WordPress que possa manter seu site atualizado e fornecer ajuda caso aconteça algo na sua instalação.

7 – É otimizado para SEO, ótimo para o Google e outros Buscadores

O código do WordPress é otimizado, além de carregar rápido em qualquer dispositivo, a qualidade da semântica do código é de alto nível, gerando uma estrutura muito amigável para sites de busca como o Google e outros.

É por isso que os sites do WordPress podem alcançar melhores posicionamentos nos mecanismos de pesquisa e dessa forma conseguir mais tráfego no site. Um dica muito boa é o uso de plugins de SEO para otimizar seu site e obter ainda mais tráfego, mas essa dica você encontra em outros artigos em nosso blog.

Conclusão

Se você está pronto para experimentar o WordPress, você vai precisa de ajuda, por isso estamos aqui, você pode escolher os nossos serviços especializados em WordPress que vão desde hospedagem de WordPresss, Suporte WordPress ou Criação de Sites WordPress, fique certo de que com a Agência WA você aproveita ao máximo este CMS.

Leia outros artigos criados para você