(21) 3005-3189 | (22) 99997-5959

Melhorando a Pesquisa Interna do WordPress [Atualização]

Web Absoluta > Tutorial para WordPress  > Melhorando a Pesquisa Interna do WordPress [Atualização]

Melhorando a Pesquisa Interna do WordPress [Atualização]

Há pouco mais de 5 anos, quando o WordPress ainda estava na sua versão 3.6, escrevi um artigo sobre como melhorar a pesquisa interna do WordPress, isso porque na época, o um dos grandes problemas era que a listagem de resultados era ordenada apenas pela data, exibindo os resultados mais recente primeiro. Com certeza não era a melhor opção, principalmente para blogs, portais de notícias e sites ecommerce.

Mas o WordPress, que nunca decepciona, logo na sua atualização seguinte, passou a considerar os resultados mais relevantes como ordem padrão para a listagem de resultados da sua pesquisa interna. Uma melhoria considerável, e um dos motivos pelo qual é a plataforma de sites mais usada no mundo.

Apesar disso ainda é possível melhorar a pesquisa interna do seu WordPress, ou pelo menos deixa-la mais personalizada, uma vez que existem diversos plugins especializados em melhorar os resultados das buscas para seus visitantes.

 

Então vamos ao que interessa…

Neste artigo você vai aprender como melhorar a pesquisa interna do seu WordPress.

Por que usar a pesquisa interna do WordPress?

Esta com certeza é a primeira pergunta que você deve ser fazer: Devo usar a pesquisa interna do WordPress no meu site? Mesmo ele sendo apenas um site institucional?

A pergunta seria mais simples se fosse sobre um ecommerce ou um portal de notícias, do mesmo modo a resposta é tão simples, e certamente óbvia, para estes nichos usar uma boa pesquisa interna é obrigatório.

Mas e então, para sites institucionais, se fazer do uso da ferramenta de pesquisa interna do WordPress é importante? No meu ponto de vista, sim, mas é dependente do número de páginas do seu site.

Se você segmenta corretamente a sua lista de produtos e serviços, seria mais simples para seu visitante e futuro cliente, poder navegar pelo seu conteúdo de acordo com o interesse dele.

Mas sites menores o uso da pesquisa interna pode causar até uma certa frustração para o visitantes. Michiel Heijmans da Yoast, em de seus artigos ele diz o seguinte:

Não se engane: se o seu site tiver mais de vinte páginas, seu site definitivamente deve ter essa opção de pesquisa interna.

Considere que é um número interessante para se ter como métrica para a utilização ou da busca interna do WP.

Onde usar a pesquisa do WordPress?

A barra de pesquisa deve ser uma ferramenta disponibilizada para facilitar a navegação de seus visitantes, logo deverá ser bem visível e intuitiva, então descarte escondê-la no fundo do sidebar ou no rodapé do seu site, por para dizer que você utiliza, então ser for utilizar, que seja otimizado! Deixe claro que é uma ferramenta para se encontrar algo.

Dê uma caprichada na página de resultados das pesquisas. Destaque o termo-chave da pesquisa na página de resultados e liste um trecho do texto da página que conste esse termo chave.

 

Como inserir  barra de pesquisa do WordPress

O header (cabeçalho) um ótimo local para exibir a barra de pesquisa. Hoje templates premium já possuem o opção de ativar o campo de pesquisa em diversos locais do header do seu site.

Uma alternativa casa seu plugin não possua essa opção é utilizar o plugin “Ivory Search – WordPress Search Plugin”

Com ele você poderá optar por inserir o form de pesquisa no header, footer, widget area, menu, conteúdo das páginas e em qualquer outro local utilizando o shortcode do plugin.

Como você trabalha na busca interna do seu site? Quais os recursos que você usa para melhorar essa ferramenta? Deixe sua opinião e compartilhe sua experiência!

Como Usar a Ferramenta Pesquisa do Google no WordPress

Antes uma uma ótima alternativa era utilizar a ferramenta de pesquisa personalizada do Google (CSE).

Veja como seriam exibidos os resultados de pesquisa do seu site utilizando a ferramenta de pesquisa personalizada do Google:

Nesse artigo quer escrevi anos atrás, essa era uma das minhas primeiras opções, porém agora por padrão o Google adiciona anúncios do Ads na página de resultados, o problema é que com isso você poder acabar mandando visitantes para links fora do seu site, ou pagar por cliques em seus próprios anúncios do seu próprio site. https://www.google.com.br/search?q=site:webabsoluta.com.br+dicas+wordpress

Há a opção de desativar essa funcionalidade ativando a API do Google, porém esta poderá ser cobrada após um consumo acima da franquia padrão liberada gratuitamente pelo Google. Veja mais informações neste link.

Como você trabalha na busca interna do seu site? Quais os recursos que você usa para melhorar essa ferramenta? Deixe sua opinião e compartilhe sua experiência!

Plugins que melhoram a pesquisa interna do seu WordPress

Relevanssi

Ainda hoje o Relevanssi, que possui uma versão para paga e sua versão gratuita, continua sendo uma das melhores opções disponíveis para plugins de pesquisa do WordPress, pois ele permite destacar os termos de pesquisa, usar correspondência parcial de palavras, pesquisar frases e citações. Seus visitantes também podem pesquisar por comentários, tags, categorias, campos personalizados, taxonomias e Custom Post Types diversos do seu site. Um recurso útil “Você quis dizer” também oferece sugestões aos visitantes.

pesquisa wordpres com relevanssi

Link para download: http://wordpress.org/plugins/relevanssi/

SearchWP

O SearchWP é um poderoso plugin premium de pesquisa para o WordPress. É muito fácil de usar e os resultados da pesquisa são muito precisos. Ele permite pesquisas por sua palavra-chave em postagens / títulos de páginas, conteúdo, slug, categorias, tags, taxonomias, trechos e até comentários. E você pode controlar o algoritmo atribuindo peso a cada tipo de conteúdo de 1 a 10, sendo 10 o mais alto.

pluigin-de-pesquisa-searchwp

Link para compra: https://searchwp.com/

Como exibir o número de resultados na página de pesquisa?

Há várias coisas que você pode fazer editando o template search.php do seu tema ou tema filho. Uma dessas coisas é mostrar aos usuários o termo de pesquisa e o número de resultados. Basta adicionar este código ao seu modelo search.php.

<h1 class="page-title">Resultados para Pesquisa por <?php /* Contagem */ $allsearch = &new WP_Query("s=$s&showposts=-1"); $key = wp_specialchars($s, 1); $count = $allsearch->post_count; _e(''); _e('<span class="search-terms">'); echo $key; _e('</span>'); _e(' &mdash; '); echo $count . ' '; _e('articles'); wp_reset_query(); ?></h1>

Excluindo conteúdos da indexação da pesquisa interna do WordPress

Excluir postagens específicas, páginas e tipos de postagem personalizados da pesquisa pode ser uma necessidade dependendo da sua estratégia de conteúdo ou campanhas de marketing. Para isso você precisa instalar o plugin Search Exclude.

Após a ativação, edite o post, a página ou o tipo de postagem personalizado que você deseja excluir do resultado da pesquisa. Na tela de edição, você verá uma caixa de exclusão de pesquisa. Pronto, esse post não será exibido nos resultados da sua pesquisa.

Adicionar pesquisa de voz no WordPress

Olha que bacana, seu site com uma opção de pesquisa por voz, ótima funcionalidades para dispositivos mobile.

E é bem mais simples do que você imagina. Utilizado o plug-in de “Voice Search” essa funcionalidade é ativada imediatamente e não há configurações especiais para serem feitas. Então o que você precisa fazer é apenas ir em Aparência »Widgets na sua área de administração do seu WordPress. Em seguida, adicione o widget de pesquisa padrão do WordPress a uma barra lateral.

Agora é com você, utilize essas dicas e dê um upgrade na navegação do seu site WordPress. E se você tiver experiência com alguma outra solução de pesquisa, ou um plugins que não citamos, por favor, deixa aqui seu comentário com a sua dica e avaliação da sua experiência.

Bruno Souza

[email protected]

Fundador da Agência Digital Web Absoluta, entusiasta do web empreendedorismo. Formado em Engenharia de Produção pela UFF-RJ, trabalha com internet desde 2008. Programador PHP, Especialista em SEO e Wordpress é também fissurado por sistemas Open Source. Siga Bruno Souza no Twitter @brunorodrigodss

Sem Comentários

Faça um comentário

Comentário
Name
Email
Website